Ouça a versão em Áudio:
Uma decisão muito difícil para muitos leitores. Darei algumas dicas para que possam decidir qual o melhor pra você. Então não se desespere e leia até o final.
Hardcover: Um sonho para aqueles que gostam de um belíssimo exemplar para enfeitar sua estante. Além de ser elegante, sua qualidade quase nunca deixa a desejar: seja a edição de luxo, de colecionador ou avulso, será sempre o mais bonito.
Ao analisar um hardcover encontraremos em primeiro lugar uma jacket, que serve não apenas para proteger o livro, mas também traz o que geralmente chama a sua atenção: a ilustração. Removendo a jacket teremos a capa dura, que em alguns casos podem até ser envolvida por tecido ou por um papel muito resistente, as folhas geralmente vem com uma qualidade única, páginas mais grossas e muito bem cuidadas, porém nem tudo é um mar de rosas. Os hardcover na maioria das vezes tem um preço muito elevado e aqui no Brasil quase nunca encontramos em português, o que nos faz apelar para as versões em inglês, o que torna o valor muito mais elevado.
Paperback: A maioria dos livros aqui no Brasil são paperbacks, eles tem por característica uma capa mole as vezes com orelha (aquelas abas da capa que ficam pra dentro dos livros). As páginas podem variar o seu tipo de papel, geralmente sendo aquelas brancas sulfite que dá até medo de encostar, porque sujam com uma facilidade absurda ou as amareladas de pólen soft que são preferência da maioria por tornar a leitura mais confortável e não refletir tanto a claridade como é o caso das folhas brancas.
Em sua maioria paperbacks são mais baratos que hardcovers, por ter uma capa mais frágil e um acabamento não tão perfeito, porém são de fácil manuseio, podendo ser guardados com extrema facilidade dentro de bolsas (o que torna mais viável o seu transporte pra todos os lugares), sendo também mais cômodo para a leitura, pois podemos dobrar as capas (o que não se pode fazer com hardcover).
Se você é aquela pessoa que lê no caminho do trabalho, dentro de ônibus, metrô, filas ou salas de espera, pessoalmente recomendo o Paperback. Já se você gosta de colecionar e quer ter um belo exemplar na sua coleção, ou se lê somente no conforto do seu lar antes de dormir, o seu modelo é o Hardcover.
Confira um vídeo com comparativos: