Halloween must watch: uma lista do que assistir antes do melhor dia do ano!

Ah, Halloween… A melhor época do ano. A decoração, tortas de abóbora, pumpkin spice latte, fantasmas, monstros e bruxas por todo o lado, doce ou travessura… É uma pena que não temos nada disso no Brasil – mas façam torta de abóbora nessa época do ano, além de fácil de fazer, é super gostoso e dá uma vibe de outono americano na sua vida. Alucinada como sou pelo Halloween – porque ele não é uma festa que dura um dia, é um estilo de vida –, aprendi a me virar na deficiência de festividades e passei a comemorar do meu próprio jeito, aproveitando o que tenho aqui.

halloweenmustwatch1O que não pode faltar, para mim, são filmes, séries e animações de terror. Mais do que o normal, pelo menos. Sempre tento fazer algo que chamo de “31 dias de Halloween” (mesmo que eu já comece a ficar ansiosa pela data lá pelo meio de agosto), em que consumia uma obra de terror diferente durante todo o mês de outubro, seja os já citados acima, como livros, contos, creepypastas ou podcasts também.

Por isso, decidi fazer uma lista do que assistir de hoje até o dia 31 de outubro. Mas não é uma lista que estamos cansados de ver por aí – O Estranho Mundo de Jack é hors concours, porque ele é realmente o melhor filme para se assistir nessa época –, mas sim uma com títulos que talvez nunca tenham visto em outras listas.

Saga Sobrenatural (Insidious) – Não tem nada com a temática Halloween, mas é um excelente filme de terror. Dirigido, produzido e roteirizado por James Wan, responsável também pelas sagas Jogos Mortais, Invocação do Mal e por Quando as Luzes se Apagam, e produzida pela Blumhouse Productions (melhor produtora de filmes de terror de todas, na minha opinião), sempre teve tudo para dar certo, mas, por algum motivo, não é tão popular quanto merece. A saga conta com quatro filmes até agora e, vejam só, a ordem de lançamento não é a mesma que a ordem cronológica da história. Tudo começa com uma família aterrorizada por entidades sobrenaturais enquanto seu filho mais velho entra em um misterioso coma. Em Sobrenatural, nada é o que parece e por isso ele é um filme tão bom e original. E, ouso dizer, meu filme de terror favorito.

 

Contos de Dia das Bruxas (Treat ‘r Treat) – Agora sim, um filme com temática de Halloween! Todo ano, em algum momento no decorrer de outubro, paro tudo que estou fazendo, mesmo com várias séries, filmes e desenhos novos que quero conhecer, para assistir essa antologia de terror. Nela, encontramos cinco curtas diferentes, com exceção da abertura e da conclusão do filme, que se entrelaçam e se complementam. Durante os curtas, vemos um personagem recorrente: Sam, ou Samhain, uma criatura que parece um menino fantasiado de boneco muito fofa, mas ao mesmo tempo muito assustadora. Sam, para mim, é um dos melhores slashers.

 

Tales of Halloween – Adoro uma antologia de terror! Mas quando soube que estavam comparando essa a Contos de Dia das Bruxas, não pude deixar passar e logo se tornou uma queridinha e um must watch todo Halloween. Há mais curtas nesse filme, totalizando 10 histórias diferentes, algumas muito boas, outras nem tanto, outras mais engraçadas do que assustadoras, mas vale a 1h32 que você passará assistindo a ele. Uma curiosidade: temos Jack Dylan Grazer, o Eddie Kaspbrak de It – Capítulo 1, mais novo e fantasiado de coelho no filme. Must watch.

 

O Segredo Além do Jardim (Over The Garden Wall) – Não tenho palavras para descrever meu desenho favorito de todos os tempos empatado com Gravity Falls. Assista em inglês com Elijah Wood dando sua voz a Wirt, ou em português, com tradução e adaptação das músicas a altura da qualidade do original, só assista Over The Garden Wall pelo menos uma vez na sua vida. Eu, por outro lado, já perdi as contas de quantas vezes assisti, pois assisto todo Halloween e toda vez que a internet inventa de parar de funcionar. Ainda faço um cosplay de Wirt na minha vida.

 

Os especiais “Casa da Árvore dos Horrores” de Os Simpsons – Em especial o primeiro, intitulado somente como “Casa da Árvores dos Horrores”, em que temos uma versão simpsiana de O Corvo de Edgar Allan Poe, “Casa da Árvore dos Horrores V”, em que há uma versão de O Iluminado, e, mais atual, “Casa da Árvore dos Horrores XXVI”, em que Sideshow Bob finalmente consegue matar Bart.

 

Goosebumps – A Máscara Assombrada (partes 1 e 2) – Essa é antiga, mas ainda vale a pena, ainda mais para aqueles que, assim como eu, sempre foram crianças esquisitas que eram fãs de terror desde aquela época, mas assistindo programas adequados a faixa etária. Goosebumps é, primeiramente, uma coleção de livros escrita por R. L. Stine e, algum tempo depois, tornou-se uma série de televisão transmitida no Brasil pela antiga Fox Kids e, mais tarde, Jetix (Saudades, Fox Kids…). Ainda há o filme Goosebumps: Monstros e Arrepios, lançado em 2015, com Jack Black interpretando o papel do autor dos livros da série e, agora no começo de outubro de 2018, foi lançado Goosebumps 2 – Halloween Assombrado, com Jeremy Ray Taylor, o Ben Hanscom de It – Capitulo 1. Porém A Máscara Assombrada é uma das histórias mais assustadoras de Stine, sem contar que, no seriado de 1995, ela tem uma aparência realmente aterrorizante! Sempre tive medo desses episódios, principalmente da primeira parte.

 

 Essas são só algumas dicas do que assistir, mas ainda há muitos outros títulos e muitas outras mídias para se explorar, principalmente nessa época do ano. Mas lógico que sempre podemos ficar com o bom e velho O Estranho Mundo de Jack, porque com clássicos não tem erro.

Nerd: Nathalia Lossolli

Share This Post On