Gestão do Amanhã é retrato do mundo competitivo

O mundo passa por mudanças. Fato. E quem não estiver preparado corre o risco de ficar para trás. O formato empresarial de hoje já não é o mesmo de 10, 15 ou 20 anos atrás e o cenário para os próximos anos será diferente do de hoje.

Gestão4Tudo isso é muito bem retratado em Gestão do Amanhã, livro que está sendo lançado, e onde o empresário Sandro Magaldi escreve em parceria com José Salibi Neto.
Sandro é o co-fundador do MeuSucesso.com, dedicada a incentivar o empreendedorismo no Brasil por meio da apresentação de estudos de caso com empreendedores de sucesso. Também atuou como vice-presidente de clientes e negócios do Grupo TV1, um dos maiores grupos de comunicação do país, e diretor comercial da HSM do Brasil durante nove anos. Possui cerca de trinta anos de experiência em liderança e vendas. Na vida acadêmica, atuou por mais de quinze anos como professor do MBA na Escola de Propaganda e Marketing (ESPM), na Fundação Instituto de Administração (FIA) e na Fundação Dom Cabral (FDC). Participa em várias fontes de conteúdo como nos podcasts Nerdcast Empreendedor, GV Cast e no site Administradores.com.

José Salibi Neto conviveu e trabalhou, por mais de 20 anos, com os principais pensadores da gestão como Peter Drucker, Jack Welch, Michael Porter e Philip Kotler, e líderes mundiais como Bill Clinton, Tony Blair e Rudolph Giuliani, entre outros. É cofundador da HSM, empresa líder em Educação Executiva. Seu nome é imediatamente associado à introdução no Brasil dos principais conceitos da Gestão Contemporânea nos últimos 25 anos, provocando a transformação de milhares de empresas, executivos e empreendedores em nosso país.

Atualmente Salibi dedica-se a ajudar empresas e profissionais a atingir seu potencial máximo e tomar decisões que podem determinar o futuro de seus negócios e carreiras. Seus clientes incluem empresas como Amil, Algar, Public Broker, Delta Medical, Grupo MGB (Mambo/Giga) e Novo Pare, entre outras.É autor do best-seller Movidos por ideias. Em sua autobiografia, o professor Philip Kotler, considerado o pai do Marketing, dedica um capítulo inteiro ao trabalho de Salibi, a quem chama de “empresário extraordinário”.

O livro Gestão do Amanhã explica o cenário atual e das mudanças do mundo no que os autores chamaram de 4ª Revolução Industrial, onde a automação está presente, vários empregos estão, gradativamente, deixando de existir e que a informação está cada vez mais veloz.
Mas isso significa o fim dos empregos? Não, muito pelo contrário!Gestão1

Segundo os autores, surgirão muito mais empregos e podem até sobrar trabalhos, a diferença é que as pessoas terão que estudar mais, aprender, se dedicar e aqueles mais preparados passarão na frente.

Gestão do Amanhã também cita os casos atuais que deram certo e empresas que mudaram paradigmas sobre as tendências do mundo. Por exemplo, o iPod é um mero tocador de música? Não, é a primeira plataforma digital do mundo.
Netflix, que mudou a forma de como consumimos filmes e séries, Tesla, que está revolucionando o mercado automobilístico, Uber, que segue revolucionando o mercado de táxis, entre muitos outros exemplos.

Gestão2Também há os exemplos de quem não deu certo ou de empresas gigantes que quebraram. Como não lembrar da Kodak, que não acompanhou as mudanças do mercado das câmeras digitais, ou a blockbuster, uma gigante do mercado de locação de filmes, mas que disse “não” à Netflix no início dos anos 2000, e agora, ironicamente, é uma gigante do entretenimento.

O livro ainda conta com entrevistas e depoimentos de Walter Longo (empresário e conselheiro de Roberto Justus no reality O Aprendiz), Martha Gabriel, Silvio Meira, Marília Rocca, Rony Meisler, Silvio Genesini e Eric Santos.

É importante conhecer essas histórias de sucesso e também as histórias que não deram certo, tanto para servir como espelho para a vida quanto para servir de exemplo. Agora o negócio é agir, estudar e trabalhar, porque a vida não para e o mundo gira cada vez mais rápido.

 

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On