Gamificação e a revolução do mercado corporativo

A adoção do Home Office ou do trabalho à distância não era uma realidade para 51% das empresas brasileiras, segundo estatística declarada pela OMS (Organização Mundial da Saúde). Devido a pandemia houve a necessidade de adaptação rápida, em meio a uma acelerada transformação digital. A PlayerUm, startup que desenvolve soluções online com mecânicas de gamificação, registrou um aumento de 236% em pedidos por produtos digitais e inovadores no mercado corporativo.

O que é e como a Gamificação pode impactar no mercado corporativo?

O conceito de gamificação (Gamification) não é novo, já existindo desde os anos 1970, quando ainda era um conceito associado a programação e desenvolvimento de softwares.

Basicamente a gamificação está ligada à experiência dos usuários com mecânicas de jogos, simulações e elementos que buscam a melhoria da jornada destes. Utiliza games em situações de aprendizagem, onde há diversão, mas também interação e absorção de conteúdo.

Hoje a gamificação já está inserida em diversas áreas e vem revolucionando o mercado corporativo. Trazendo grandes resultados para o desenvolvimento de negócios e pessoas, especialmente na pandemia.  

Como a aplicação de conceitos e estímulos serve para todas as áreas, as empresas também começaram a enxergar a gamificação como ótima proposta para treinamentos de equipes, eventos corporativos (internos e externos), convenções nacionais, campanhas, reciclagens em relação à saúde e segurança no trabalho, e muito mais.

Exemplos da aplicação

  • O projeto da SIPAT 2020 impactou mais de 2 mil colaboradores, em cinco estados brasileiros, ao longo de cinco dias de treinamento. Com o formato seguro, contou com mapas 3D interativos, games avaliativos, quizzes e pontuação para um ranking dos colaboradores;
  • O IC Crush Saga (projeto da farmacêutica Boehringer Ingelheim em parceria com o laboratório Lilly) foi escolhido como referência de Boas Práticas dentro da empresa e enviado para sede na Alemanha como case de sucesso. A ação reuniu quatro etapas ao longo de 2 meses de implementação, com jogos avaliativos, quizzes, pontuação e um ranking. Mais de 250 funcionários em diferentes estados do Brasil tiveram contato com a plataforma de treinamento gamificado. 86% dos participantes acharam muito útil a contribuição dos conteúdos no seu dia a dia;
  • Para a Convenção Anual da GSK, a PlayerUm desenvolveu um Web App para GSK, utilizado como segunda tela ao longo de toda a convenção virtual da marca. O aplicativo e sua UX reuniu dinâmicas interativas e sociais. Ao todo, foram mais de 20 mil reações às mais de 2.500 postagens, ao longo dos 4 dias de evento.

Os jogos no Brasil

Segundo pesquisa da Brasil Game Show (BGS), o cenário do público gamer no Brasil já ultrapassa a marca de 67 milhões de consumidores de jogos eletrônicos. Independente de plataforma, o brasileiro já é considerado um praticante assíduo de jogos digitais. Outro dado em destaque é de que o público feminino no mundo dos videogames é cada vez maior no Brasil. De acordo com a pesquisa, elas representam 47% destes jogadores. Além disso, a idade média dos fãs de jogos no país é de 30 anos. Já a Pesquisa Game Brasil 2021, informa que, na pandemia, 75.8% dos usuários jogaram mais durante o isolamento social.

As pessoas estão cansadas de eventos e treinamentos chatos e passivos; além de que, desde o início da pandemia, tudo virou LIVE e ninguém aguenta mais ficar horas em frente ao computador. A gamificação gera um ciclo positivo, onde a inovação chama a atenção, a competição motiva a participação, a interatividade gera o engajamento, o dinamismo facilita a jornada e a soma de todos estes estímulos produz resultados impressionantes.

Flávio Stoliar, CEO da PlayerUm

Com o afastamento social, o desenvolvimento profissional precisou ser contornado com novas e motivadoras propostas. Afinal, os colaboradores cansados de lives e reuniões longas na internet, precisaram receber diferentes estímulos, também no seu trabalho.

Leia “Não sou criativo. E SE eu estiver errado?”

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Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

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