Filho da Mãe: Um reencontro com Paulo Gustavo

Em dezembro de 2022, estreou no Prime Video o documentário Filho da Mãe – Um Reencontro com Paulo Gustavo, é dirigido por Suzana Garcia, que também dirigiu Minha Mãe é Uma Peça 3.

Paulo Gustavo infelizmente morreu no dia 04 de maio de 2021, de COVID, era uma época que pouquíssima gente estava vacinada no Brasil, a pandemia estava em seu estado mais crítico (morriam 4 mil pessoas por dia no país) e a morte de Paulo Gustavo foi uma verdadeira comoção nacional, pois ele era querido por todos, seus filmes, peças e shows stand up eram sempre motivo de sucesso e orgulho.

Para se ter uma ideia, Minha Mãe é Uma Peça 3, lançado em dezembro de 2019, se tornou a maior bilheteria do cinema brasileiro e na ocasião do lançamento, desbancou o arrasa quarteirão Star Wars – A Ascensão Skywalker.

O documentário mostra os bastidores da vida de Paulo, também funciona como making of de muitas apresentações, mostra o tratamento aos fãs e a vida com a família, em especial com a sua mãe, a Dona Déa, que foi a inspiração para Dona Hermínia, seu personagem mais conhecido. Também mostra o seu pai, o sr. Júlio e seu marido, Thales Bretas, sobretudo na adoção de seus dois filhos e do nascimento deles em 2019.

Também é uma carta de amor aos fãs, quem queria saber sobre como era o saudoso Paulo nos bastidores, além de matar a saudade, vai encontrar aqui um trabalho muito bonito, comovente, respeitoso, mas sem se esquecer que se trata de uma personalidade do humor, ou seja, o espectador se diverte muito, mas que vai ser difícil segurar as lágrimas.

Há depoimentos da própria diretora, Suzana Garcia, também de Mônica Martelli, Ingrid Guimarães, Pedro Bial, entre muitos outros.

Existem dois temas muito presentes no documentário, que foram fundamentais na vida de Paulo e de todos à sua volta: o humor e a inclusão.

O documentário (assim como em toda a vida de Paulo) é um grito pela liberdade, contra o preconceito e contra a LGBTfobia, aliás, a cena em que a Dona Déa responde sobre como é ter um filho gay é uma das melhores respostas contra qualquer tipo de discriminação.

Já na questão do humor, Paulo sempre iluminava todos à sua volta e melhorava o dia das pessoas, mas sempre usando o riso como um gesto de resistência contra o preconceito e tudo o que há de errado no mundo, aliás, uma de suas frases mais conhecidas é: “Rir é um ato de resistência”.

O documentário Filho da Mãe é feito para fãs e não-fãs do saudoso Paulo (se é que existe alguém que não goste dele). É um registro histórico feito por quem o conheceu de perto, e pode fazer com que muitos saibam quem foi a pessoa por trás do sucesso, do ícone ou da Dona Hermínia.

É um documentário para rir e chorar na mesma medida.

Posts Relacionados:

Como agradar uma mulher? – comentários sobre o filme

Pinóquio de Guillermo Del Toro é a melhor animação de 2022

O Gato de Botas 2: O Retorno não tão Heróico

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Raphael Brito

Não importa se o filme, série, game, livro e hq são clássicos ou lançamentos, o que importa é apreciá-los. Todas as formas de cultura são válidas e um eterno apaixonado pela cultura pop.

Share This Post On