Empresas de TI que não gostam de Internet

Fala Khalasar, beleza?

A princípio o título da matéria pode parecer meio paradoxal, afinal como um empresa de Tecnologia da Informação pode não “gostar” da Internet? Acredite, existem muitas por aí.

Eu comecei a trabalhar com SQA (Software Quality Assurance) em 2006 em uma multinacional. Na época, muita coisa era diferente (é até estranho falar isso né, mas muita coisa MESMO mudou em 10 anos) e não tínhamos o moda do streaming como hoje. Sim, já rolava o YouTube, mas pra galera que queria ouvir uma música enquanto trabalhava, tinha que ser o velho e bom MP3. Como na maioria das empresas, era proibido ter tais arquivos no computador, mas todo mundo tinha. Era tipo um acordo não oficial: a gente deixa você ter, desde que o seu desempenho seja satisfatório. E () nunca criou problemas.

bloqueio-face-twitterDe lá pra cá, passei por algumas outras empresas de TI, e mais e mais sites, aplicativos ou programas que podem consumir a atenção do funcionário surgiram. Pra não falar das redes sociais. Quem aí, sendo de TI ou não, não passou por alguma situação onde o MSN, Orkut, MySpace, YouTube, Facebook, etc, etc, etc foram bloqueados?

E sim, realmente todos estes serviços podem fazer com que o funcionário se esqueça do foco principal. Mas, porém, contudo, todavia… é possível que isso o ajude. E é isso que muitas empresas, muitas mesmo, não conseguem detectar e começam uma caça as bruxas contra a tecnologia, e consequentemente, ao funcionário.

Ouvir uma música para relaxar enquanto você não consegue descobrir o que está causando aquele bug maldito! Ou se utilizar dos grupos do Facebook para conseguir essa solução com alguém que tenha passado por um problema parecido? Ou conseguir o contato de alguém que tenha trabalho com determinada tecnologia! As possibilidades são infinitas!

Nestes anos já tive oportunidade de passar pelas mais variadas situações: desde a empresa que dizia bloquear o streaming do Spotify por comer muita banda (oi? sério? acho que “tá” na hora de você contratar um serviço melhor) até outra onde grande parte do seu trabalho era utilizar o Facebook para a promoção dos seus jobs.

infeliz-no-trabalhoExiste fórmula mágica? Não! Podemos contar com o bom censo das pessoas? Menos ainda! É justo aplicar toda uma regra de bloqueio por conta de alguns que não sabem utilizar o benefício? Pessoalmente, acho que não. Então como resolver?

A empresa de TI devem se lembrar que antes de tudo, antes de entregar seu produto final, seja um aplicativo, site ou sistema, o que está por trás de tudo são pessoas! Por isso criar diretrizes de acesso alinhado com o perfil da empresa, dando liberdade e analisando resultados foi o que melhor vi funcionar até hoje. Tem alguém na empresa que deixa a máquina ligada baixando torrent (sim, nós sabemos que você faz isso!)? Bloqueia o serviço de Torrent! Não precisa bloquear o Spotify que o cara paga mensalmente pra ouvir! Tem alguém fazendo downloads que parecem estranhos ou abusivos? Converse o viciadinho, entenda o que está acontecendo, explique que isso não é permitido e o deixe de sobreaviso! Aliás, quando ele foi contratado, existia em algum lugar das políticas da empresa o que ele podia ou não podia fazer? Por que raios as empresas já não deixam esse tipo de coisa muito bem claro, até mesmo na entrevista? Sério gente, vivemos em um mundo onde todo mundo quer acessar tudo, a toda hora! Simplifiquem as coisas pra vocês, e pra gente!

Afinal, não adianta nada ter um nome bonitinho, pregar um pensamento de acolhimento e isso não se refletir no dia a dia. Funcionário insatisfeito causa problemas ou vai embora… em muitos casos, as duas coisas. E outros ainda, levam outros com eles.

Isto fica feliz em ser útil!

 

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

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