Dicas para empreender em 2021

2020 obrigou indivíduos e empresas a saírem de sua zona de conforto e o sonho de empreender transformou-se em uma oportunidade para driblar a crise, incrementar renda ou até superar um eventual desemprego. Confira dicas para empreender em 2021, dadas por Edson Barbero.

Edson é professor e membro do Conselho Curador da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP).

SEJA CRIATIVO E INOVADOR

Para que o empreendedorismo realmente consiga ser sustentável ao longo do tempo é preciso muito mais do que boas ideias. Ser criativo (ter ideias) é diferente de ser inovador (levar a ideia ao mercado e torná-la lucrativa).

Tais características apontam para a necessidade de uma postura mais conservadora, mas que ao mesmo tempo não implique em ausência da inovação. Realismos com otimismo. Estude, estude, estude … e depois tenha firmeza de execução.

TENHA ESPÍRITO EMPREENDEDOR

Espírito empreendedor e capacidade de solução de problemas com novas ideias ainda são ingredientes primordiais para quem deseja ter seu próprio negócio.

Podemos considerar o momento atual tal como de alto risco, mas isso não significa que estamos em uma temporada de ausência ou de limites para práticas empreendedoras. Como todas as demais crises, há também grande possibilidade de oportunidades inseridas neste contexto.

OBSERVE AS OPORTUNIDADES

O cenário atual nos demostra alguns pontos importantes para quem pensa em empreender, como por exemplo, há maior participação dos negócios digitais na economia e na sociedade como um todo.

Leia também: Sete dicas para melhorar o pitch de vendas

Muitas empresas e famílias buscaram, durante a pandemia, soluções para seus problemas por meios digitais. Fato este pode ser observado em várias vertentes, desde a educação que passa por um intenso processo de transformação digital, até os home offices e outros tantos serviços que passaram a atender seus clientes através de meios digitais.

ABRACE A DIGITALIZAÇÃO

Se a digitalização já era algo presente anteriormente, a pandemia acelerou este processo, tal qual uma semente virasse árvore. Portanto, as oportunidades devem estar justamente na junção de arsenal tecnológico para a solução de problemas.

SOLUCIONE PROBLEMAS

Um empreendedor deve ser aquele que encontra problemas na sociedade e economia, e procura solucioná-los com eficiência, buscando soluções que sejam melhores, as quais chamamos de “maior valor agregado” quando comparadas àquelas já existentes no mercado.

Portanto, as perguntas que se faz a um empreendedor são:

  • Qual é o problema que eu posso resolver de modo eficiente utilizando tecnologias, com foco em clientes específicos?
  • O que me permita ser agregador e possibilite ter rentabilidade e resultados econômicos satisfatórios?

A busca é por problemas solucionáveis diante das capacidades deste empreendedor. O desafio é: como fazê-lo?

ENTENDA AS PESSOAS

A chave para o sucesso está intimamente relacionada a busca em compreender os humanos, em saber conversar e essencialmente ouvir as pessoas na busca por conhecer o mercado.

Estar “de antenas ligadas” e “radar atento”, no contato pessoal com quem o cerca. Procurando identificar oportunidades, entender quais as dores individuais e quais são as necessidades coletivas de seu entorno que podem ser transformadas em uma oportunidade de exercer o empreendedorismo na solução destes problemas.

ADAPTE O NEGÓCIO AO “NOVO NORMAL”

Por fim, neste mundo pós pandemia, de esperança reascendida com o início da vacinação, é possível observar forte tendência para negócios que tenham por base a tecnologia, saúde, bem estar e vida saudável e serviços de entrega que apresentaram um boom em 2020 e ainda tem muito a ser explorado e melhorado.

Espero que tenha curtido essas dicas para empreender em 2021!

Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook Twitch

Nerd: KHAL

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Por mais de 5 anos fui Especialista Líder de Estratégias Criativas na SKY e hoje sou Gerente de Marketing Criativo na CMON (uma das maiores empresas de jogos de tabuleiro do mundo).

Share This Post On