Se você acabou de comprar um 3DS (e as vendas do console indicam que isso é bem provável) e não está afim de gastar muito para ter um excelente jogo, Pushmo é a sua primeira opção na eshop da Nintendo.
Puzzle estremamente criativo, Pushmo tem um pressuposto simples, chegar ao alto de construções em blocos (que dão nome ao jogo) e resgatar uma criança que se perdeu lá. Para isto o seu personagem tem a capacidade de puxar os blocos em até três níveis, pular pequenos espaços e voltar no tempo alguns segundos, caso faça um movimento errado. É possível também resetar o Pushmo e começá-lo novamente. O caso é que é necessário um certo espaço para puxar cada bloco, o que cria uma dificuldade que é acentuada em cada nova fase. Existem desde Pushmos bem simples até os que vão fazer vocês pensarem por dias até resolver e acreditem, a solução está sempre na sua cara.
Com o passar das fases algumas elementos novos vão sendo acrescentados, como canos que levam o personagem para blocos mais elevados e interruptores que abrem totalmente apenas blocos de determinadas cores, tudo tornando a dificuldade mais elevada, ainda que mantendo a mecânica de jogo bem simples.
Pushmo é um jogo thirdie-party exclusivo de 3DS, continuando a tradição da Nintendo em lançar puzzles de altíssimo nível para seus consoles (Tetris e World of Goo são os que me vem à mente). O jogo possui um modo em que o jogador pode criar seus próprios Pushmos e compartilhá-los com seus amigos via QR code e se vasculharem por fóruns na internet acharão milhares de fases novas criadas assim, algumas muito interessantes.
O jogo possui uma continuação, tão boa quanto e custando o mesmo preço (bem razoável, 7 dólares na eshop canadense) chamada Crashmo, que é tão boa quanto.
Esta foi minha primeira dica de jogo do eshop do 3DS, mas sempre costumo experimentar coisas novas por lá e trarei mais experiências para vocês.