Com um pequeno atraso a dica de anime 10 traz um dos melhores animes que vi nos últimos meses e também um dos mais diferentes. Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! é mais um anime baseado em uma série de light novels, como vem sendo tendência há alguns anos, neste caso são três livros escritos por Torako e ilustrados por Nozomi Osaka, que viraram duas séries de anime (falaremos da 1ª temporada hoje e mais pra frente da 2ª), duas séries de animação exclusivas pra internet e um OVA.
Logo de cara a animação já se destaca por seu plot inusual. Temos Yuta Togashi, um estudante recém promovido ao ensino médio que trocou de escola pra esconder seu passado. Acontece que Yuta sofria durante o fundamental de uma síndrome conhecida como Chuunibyou, que é um desapego da realidade. Os adolescentes que sofrem disso começam a acreditar que têm poderes e que vivem em um mundo de fantasia, se deslocando do que acontece no mundo real. Yuta se declarava o “Mestre das chamas negras” e achava que lutava contra o mal. Quando tomou consciência da realidade ele percebeu que não era mais levado a sério pelos seus colegas e trocou de escola para o Ensino Médio e faz de tudo pra esconder seu passado. Acontece que ele acaba conhecendo uma de suas colegas de classe da nova escola que mora no mesmo prédio que ele, Rikka Takanashi, que sofre de uma crise severa de chuunibyou. Rikka usa um tapa olho em seu olho direito e proclama que este é o “olho do mal” e que ela luta contra forças ocultas. Rikka acaba grudando em Yuta o que dificulta seriamente a sua intenção de abandonar o passado.
Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! pode ser classificado tanto como slice of life (um tipo de anime que mostra cenas do cotidiano) quanto como romance, sendo bem delicado na relação entre Yuta e Rikka, nunca esquecendo dos problemas que o chuunibyou traz para a vida e os relacionamentos da garota. O anime possui um grupo fantástico de personagens secundários, como Shinka Nibutani, uma aluna na mesma situação de Yuta; Sanae Dekomori, uma seguidora fiel de Rikka e Toka Takanashi a irritadiça irmã mais velha de Rikka. A obra trata de maneira bem aprofundada dos problemas pessoais e psicológicos dos protagonistas, com um bela ênfase em Rikka, desenvolvendo a sua história de maneira delicada e bem conduzida. A animação é linda e o destaque fica para a escolha sensacional de mostrar as batalhas imaginárias de Rikka misturando a sua imaginação (ou seja, cenas de batalha como se fosse um anime shonen) e as cenas “reais” (que mostram Rikka como uma figura muito louca e deslocada do mundo real).
Como dito anteriormente o anime possui uma segunda temporada com o nome de Chuunibyou Demo Koi ga Shitai! Ren, mas ambas são tão complexas que vale a pena tirar outro post posterior pra comentá-la. Love, Chunibyo & Other Delusions, título que a obra recebeu no ocidente, é um dos melhores animes do gênero e é obrigatório para qualquer fã de animação. Lembrando que este anime NÃO está disponível na Crunchyroll para o Brasil.
Dicas já Publicadas
Dica de Anime 02 – Hitsugi no Chaika
Dica de Anime 03 – Suki-tte ii na yo (say I love you)
Dica de Anime 04 – Akame ga KILL!
Dica de Anime 05 – Mahouka Koukou no Rettousei
Dica de Anime 07 – Onegai Teacher
Dica de Anime 08 – Bugaku Shoujo
Dica de Anime 09 – Tonari no Kaibutsu-kun