Na dica de anime de hoje trago pra vocês Fate/Zero, uma obra surpreendente, adulta e com um belíssima animação.
Se trata de uma prequel de Fate/Stay Night, anime de 2006 baseado em um jogo de videogame. Fate/Zero é baseado em uma light novel de mesmo nome escrita por Gen Urobuchi e ilustrada por Takashi Takeuchi. Conta a história da 4ª Guerra Sagrada, onde sete feiticeiros se enfrentam em uma batalha sangrenta pela posse do Santo Graal, usando para isso cada um um servo invocado. Todos os servos são guerreiros lendários ou históricos (não falarei quais, pois uma das graças do anime é justamente descobrir as identidades deles, e isso ocorre durante todo o anime), cada um pertencendo a uma classe de personagens, as classes são: Sabre, Assassino, Arqueiro, Lanceiro, Cavaleiro, Feiticeiro e Berserker.
O que faz de Fate/Zero um grande anime é sua história adulta e seus personagens muito bem desenvolvidos. O anime chega a ser cruel em suas decisões, eliminando personagens queridos, mas o clima da obra exige isso. Os personagens de mais destaque são Kiritsugu Emiya e sua serva, a Sabre. A diferença de motivações e da personalidade entre os dois é uma das maiores forças motrizes do anime. Irisviel, mulher de Kiritsugu, é outra personagem fortíssima e sua relação com seu marido e com Sabre são muito complexas. Kirei Kotomine, Tokiomi Tohsaka e o Arqueiro são outros personagens muito centrais da trama e compõe uma das intrigas principais do roteiro. Waver Velvet e seu servo, Cavaleiro, formam provavelmente a dupla mais adorável da trama, com um relacionamento de amizade muito bem construído.
Ao assistir Fate/Zero você receberá alguns spoilers de Fate/Stay Night, assim como se preferir assistir Fate/Stay Night (que receberá uma indicação aqui logo mais) primeiro, receberá alguns spoilers de Fate/Zero, infelizmente é inevitável. Acredito que ver Fate/Zero primeiro é a melhor escolha, mantendo a ordem cronológica da história e prejudicando o menos possível. A franquia Fate tem 4 animes no total (sendo que 3 deles estão na Crunchyroll) e pretendo falar de todos por aqui, então fiquem espertos!
A coluna Dica de Anime era pra ser semanal, mas tive vários problemas com a minha internet que estão fazendo com que ela, por enquanto, ainda saia quinzenalmente. Mas logo acertarei isso! Espero que estejam gostando.
Dicas já Publicadas:
Dica de Anime 02 – Hitsugi no Chaika
Dica de Anime 03 – Suki-tte ii na yo (say I love you)