Se tem algo que a Marvel simplesmente AMA é conectar tudo em seu mundo, através de personagens, coisas ou eventos que a princípio parem “inocentes”. No episódio 7, a investigação de Wanda sobre o porão de sua vizinha, Agnes, levou a uma descoberta chocante sobre sua identidade. Mas também incluiu uma breve “espiada” em um livro místico que, se confirmado, tem uma longa história no passado televisivo da Marvel! O Darkhold, este livro misterioso, pode ter sido introduzido no mundo de WandaVision.
Durante a busca por seus gêmeos (que podem transformados em animais), Wanda descobre que o porão de sua vizinho parece ser a única coisa que ela não consegue controlar em Westview. Em uma pequena estante está um livro misterioso que emite uma aura ameaçadora, de cor laranja.
Antes que Wanda possa investigá-lo adequadamente, Agnes a encontra e revela sua verdadeira identidade. Ela não é “Agnes”, ela é Agatha Harkness e, na verdade, é uma bruxa que está por trás de muitos dos eventos em Westview.
O QUE É O DARKHOLD NA MARVEL?
O Darkhold é um item usados muitas vezes, tendo aparecido em mais de 100 histórias em quadrinhos. Também conhecido como o Livro dos Pecados, o Darkhold detém uma quantidade indescritível de energia negra que pode bloquear uma cidade, ou criar uma.
Na televisão, o Darkhold apareceu em vários episódios de Agentes da S.H.I.E.L.D e também em Runaways. O Motoqueiro Fantasma levou o livro para a Dimensão do Inferno em Agentes da S.H.I.E.L.D, mas isso não foi o suficiente para se livrar dele. Ele apareceu novamente nas mãos do maligno Morgan le Fay em Runaways e em algumas outras situações.
Nos quadrinhos, o Darkhold foi ainda mais explorado. Foi queimado na fogueira com um monge herético no século XII apenas para se reformar e acabar no Vaticano no século XVII. Drácula contratou um ladrão para roubá-lo, mas o aventureiro italiano Cagliostro matou o ladrão e reivindicou o livro mágico para si mesmo. Várias páginas do Darkhold também estão sob a posse de cultos chamados Darkholders, que usam seu poder para adorar Chthon, que é basicamente a versão da Marvel de Cthulu.
O QUE LIVRO DARKHOLD SIGNIFICA PARA WANDAVISION?
Sua inclusão no WandaVision faz todo o sentido se você conhece a história de Agatha Harkness. Originalmente apresentada para ser apenas a babá do Quarteto Fantástico, Agatha revelou-se uma bruxa à moda antiga de Salém. Mais tarde em sua carreira na Marvel Comics, ela se tornou a mentora da Feiticeira Escarlate (Wanda), e apagou sua memória depois que seus filhos gêmeos, Tommy e Billy, foram absorvidos por Mephisto. O que acabou levando ao colapso mental de Wanda na saga Dinastia M, é o que WandaVision parece estar desenvolvendo.
Nos quadrinhos, Agatha Harkness nunca interagiu diretamente com a Fortaleza das Trevas, então é difícil dizer exatamente o que ela planeja fazer com ele. Ela apareceu na série de quadrinhos de Darkhold: Páginas do Livro dos Pecados, mas isso não envolvia ela usar o livro, apenas saber sobre ele.
Leia também: Jennifer Lawrence está em Quarteto Fantástico | Rumor
Se Agatha realmente está por trás disso “o tempo todo” usando o Darkhold para amplificar seus poderes, é apenas uma questão de tempo antes que a ilusão seja apagada e Wanda percaos gêmeos. Felizmente, o passado dos quadrinhos de Agatha lhe dará uma chance de redenção. Ela poderia apagar a dor de Wanda por completo, permitindo que ela (e os fãs da Marvel que apenas assistem a filmes) continuassem no universo como se nada tivesse acontecido (pelo menos por um tempo).
O Darkhold também pode ser a chave para derrotar Agatha. Afinal, se este livro pode ser usado para banir uma bruxa poderosa como Morgan le Fay, deveria funcionar em Harkness também.
MAIS SOBRE O DARKHOLD
Você pode saber um pouco mais sobre o livro, neste vídeo do Pablo Peixoto do Qu4tro Coisas.
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais: