Como estimular a criatividade: Intuição

De maneira geral, a intuição é vista como um processo pelo qual os humanos passam, mesmo que involuntariamente e inconscientemente, para chegar a uma conclusão sobre algo. Neste aspecto a intuição está totalmente ligada a forma que muitos enxergam a criatividade como uma inspiração. Mas ela é muito além disso.

Criatividade: Intuição - Treta

Etimologicamente a palavra intuição vem do latim “intueri”, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar. O matemático e filósofo Blaise Pascal referia-se à intuição como o produto da capacidade da mente de fazer muitas coisas ao mesmo tempo, graças às infinitas conexões inconscientes que tornam possível à mente consciente fazer escolhas.

Neste sentido, podemos ver a intuição como partes conjuntas das 5 outras faculdades mentais, que ao combinadas nos indicam algumas tomadas de decisões talvez não tão claras, mas que sentimos ter alguma base para tal.

Parece que eu já sabia de tudo isso

À medida que você avança no descobrimento das faculdades mentais, ficará claro que você já tem tudo o que é necessário para se tornar uma pessoa criativa.

Tudo o que falta é a consciência de que estas faculdades já fazem parte de você, aguardando que você as aceite e as use. E depois de ler tudo sobre as faculdades mentais, é quase como se você tivesse a intuição de já saber tudo isso sobre a criatividade. E sabia mesmo! Só não se ligava nisso.

Criatividade: Intuição - Friends

É essa consciência das faculdades mentais que nos diferenciam dos animais e em certo sentido, uns dos outros. Pense em um animal, eles tem um estado simples de consciência. Ele é consciente do seu mundo exterior mas não do seu mundo interior. Um animal conhece o mundo, mas no entanto, não se conhece.

Você e eu fomos abençoados com essas capacidades que permite nos conhecer e saber que nos conhecemos. Temos o que chamamos de autoconsciência. Em outras palavras, somos conscientes de que existe um mundo exterior, mas sabemos que existe um mundo interior.

Desenvolver as faculdades mentais é o que nos tornará cada vez mais criativos, além de nos ajudar como espécie. É por isso que o estudo (educação) não tem ligação com moralidade ou criatividade. Essa é a razão de vermos médicos, advogados e tantas outras pessoas com diplomas se limitando em suas funções, enquanto pessoas sem estudo algum tem ideias inovadoras.

Então criatividade é intuição?

Pessoas com as faculdades mentais desenvolvidas costumam nos atrair e nem sabemos direito o porquê. Talvez porque, intuitivamente, sabemos que elas tem algo que estamos buscando em nós mesmos e sabemos que está “escondido” em algum lugar.

Agora você já tem as informações suficientes pra entender que sim, a inspiração criativa pode parecer vir “do nada” para a maioria das pessoas. Mas isso acontece simplesmente através de uma intuição muito aguçada em alguns e que precisam apenas despertar a consciência para todas as outras faculdades.

Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook Twitch

Nerd: KHAL

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Por mais de 5 anos fui Especialista Líder de Estratégias Criativas na SKY e hoje sou Gerente de Marketing Criativo na CMON (uma das maiores empresas de jogos de tabuleiro do mundo).

Share This Post On