#CPBR8 | Os meus primeiros erros na minha primeira Campus Party

Fala Khalasar, beleza?

Sim, acredite, é a minha primeira Campus Party! Não que eu não queira ter vindo nas anteriores, mas é que infelizmente não foi possível, seja por motivos pessoais ou profissionais. Ano passado, até tentei vir através do Novo Nerd, mas “sá como é“, o site tinha menos de 3 meses e deixamos pra última hora e… não rolou! Mas esse… ah esse ano, deu tudo certo… até o primeiro dia!

Esse post é pra você, que assim como eu, é virgem de #cpbr e acha que por ser um evento de tecnologia vai ter tudo o que precisa. Pois então mude o seu pensamento ou você vai se dar mal, como o esperto aqui.

paco_cpbr

O meu primeiro erro (e talvez único e que gerou todo o stress que passei até hoje) foi supor que por ter uma internet de 50 Giga, eu poderia aproveitá-la de qualquer maneira. Pois bem, como o próprio Paco Ragageles explicou na abertura, estamos limitados a tecnologia que dispomos. E hoje o modelo wi-fi ainda tem muito problemas, e isso impede o uso desta tecnologia em lugares abertos, como é na Campus Party. Logo, ainda é impossível que o evento espalhe pontos de conexão por todo o ambiente, e sendo assim, temos acesso apenas via cabo. Okay, tudo bem, “e eu com isso?” você pode se perguntar. Eu, assim como muitos, acabei trazendo um Macbook Pro Air, que não tem entrada para cabos DSL! E eu não tinha um adaptador! Desta maneira, rodei! Sem conexão! Preso num lugar com o maior link de conexão que já tive acesso, sem poder usar! Não é uma maravilha?

Mas, eis que encontro Richard Brochini, também colaborador do Novo Nerd. E ele prontamente monta uma rede wireless para que seus amigos possam usar. E eu a uso por meia hora e de repente, minha conexão cai! O motivo? Não descobri até agora, tudo leva a crer que o sistema do Mac se perdeu com tantas conexão wi-fi que todos os usuários da CPBR criaram, e não conseguia gerenciar todos os sinais que interferem um no outro. E aí sobrou o que pra mim? O 4G da TIM! Okay, devo confessar que quebrou um galhão! Mas, de novo: usar 4G quando tenho uma conexão de 50 GIGA a disposição? Um canavial de pica pra você!

Mas, foi o que tive no primeiro dia. Passei boa parte do dia puto (puto mesmo), e pensei seriamente em desistir. Que eu não devia estar aqui, muito menos ter vindo! Mas depois de respirar fundo e contar até 10 por umas 50 vezes, resisti. Decidi então que iria comprar o tal adaptador. Pesquisei e descobri que o que eu precisava era de um Thunderbolt. Até pentelhei um cara de outro veículo para testar o adaptador dele, e ver se iria realmente funcionar… e funcionou! Não é uma maravilha a tecnologia? Como estava já exausto da viagem e de tudo que eu não havia feito durante o dia todo, deixei pra comprar o adaptador hoje (04/02) pela manhã, antes de vir para o segundo dia.

cpbr_01

Eu ia deixar pra contar em um segundo post, sobre o segundo dia, mas vou ser camarada e tentar ajudar a pelo menos uma alma que talvez passe pelo mesmo perrengue que eu: fui até a Avenida Paulista (mais exatamente até o Shopping Pátio Paulista) na loja A2you. Lá expliquei o que eu precisava, e quando um dos atendentes estava prestes a me vender um adaptador com entrada de rede e saída USB (PRESTE MUITA ATENÇÃO NISSO), um outro apareceu e disse que não iria funcionar para o modelo do meu Mac. Acreditei, afinal, eu estava falando com um funcionário que entende dos produtos Apple né? Lá vai o Carlos passar pela Saraiva, Fnac, todos os xing lings da vida e em NENHUM lugar tinha a porcaria de um cabo Thunderbolt. Resolvi comprar um xing ling com saída USB mesmo por 20 reais só pra tentar. Chegando na Campus Party, claro que não funcionou!

No desespero, vou pro Twitter (não foi pra xingar muito) e peço ajuda! Encontro um bom camarada que diz que comprou (ATENTE-SE) um adaptador com saída USB, na Fast Shop, e funcionou! Sim, USB, aquele mesmo que estava na minha mão. Peço a ele se eu poderia testar o adaptador. Faço o teste e a mágica se realiza! Imagine todos os pensamentos que enviei ao vendedor que empatou a minha compra! Dá-lhe eu correndo até o táxi e pedindo para me levar até o Shopping mais próximo, que seria o Plaza Sul. Descubro que lá tem uma Fast Shop, a mesma do camarada que me ajudou, mas que nesta Fast Shop os adaptadores USB haviam esgotado! Então vou até a iSolution, My Store, .Com e Saraiva! Em todas, eu disse TODAS, os adaptadores USB haviam se esgotado! Envio novos pensamentos ao vendedor empata conexão! Na Saraiva, inclusive, havia o adaptador THUNDERBOLT (sério, isso foi trollagem né?) pela bagatela de R$220,00! Eu me recusei a pagar tal preço e quando estava desistindo tive a indicação de ir até a Multi Coisas. Lá, finalmente encontro um adaptador USB “genérico”da Multilaser. O vendedor me garante que funciona em Mac. Eu duvido… eu duvido muito! Mas compro por R$79,00. Na volta para a Campus, rezo para todos os santos que já ouvi falar, orixás e deuses de todas as literaturas que já li.

Sento na mesa, conecto o adaptador…. a conexão não é feita! Eu quase choro… e Fan Page do Novo Nerd abre! E eu tenho um IP válido!

Meu Salvador!

Meu Salvador!

Na história de hoje aprendemos que:

  • Nunca conte que você terá uma conexão Wi-fi;
  • Nunca, nunca mesmo, conte que apenas com a conexão Wi-fi (mesmo que seus amigos criem uma);
  • Nunca confie nos vendedores da Apple (mentira, o primeiro vendedor estava me dizendo que o adaptador funcionava);
  • Conte, sempre, com Murphy;
  • Conectores genérico da Multilaser funcionam muito bem e são muito mais baratos! 😉
  • Confie na Multi Coisas, ela salva-vidas (pelo menos conexões)!

Isto fica feliz em ser útil!

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On