Conclave faz homenagem ao filme Cubo com o lançamento de Room 25

Neste último sábado (23/09), tive o prazer de ser chamado para testar o novo jogo de tabuleiro que a Conclave está lançando: Room 25, e em parceria com a The Escape Game BR sendo o local escolhido para a realização deste evento.

JpegO jogo faz uma homenagem ao filme O Cubo, pois inspira-se nele tanto no design do jogo, quanto nas  mecânicas. Assim como o filme, os jogadores são um grupo de pessoas que acordam em uma sala como prisioneiros, e tentam escapar deste labirinto. Um quebra-cabeças mortal de salas que ficam em constante mudança, a premissa é bem legal.

O objetivo do jogo é achar a sala 25 e escapar do labirinto através dela. Porém, sempre que uma partida começa, os tiles (peças) das salas são embaralhadas e colocadas com a face voltada para baixo em torno da sala inicial onde as pessoas acordam. E a sala 25 é embaralhada e colocada apenas dentre as salas mais longes do centro, nas bordas. Assim, é preciso explorar o complexo em busca desta sala.

Room 25 03Quando joguei, vi que há mais de um modo de jogo: modo cooperativo, modo de times, e o modo de traidor (mais interessante na minha opinião).  Jogamos uma vez com times de três integrantes cada, e o time que conseguisse escapar com todos os integrantes ainda vivos através da sala 25, ganhava. Já no modo de traidor (não me lembro o nome correto deste modo), consiste em ser pseudo cooperativo: pois na verdade, dentre os prisioneiros tentando sair, terá um ou dois guardas disfarçados de prisioneiros. Estes tentam impedir que os outros escapem, mas sem que sejam descobertos. Isso dá um clima bem legal ao jogo, pois as pessoas não tem certeza se podem ou não confiar umas nas outras, e se ajudam ou não um ao outro.

JpegInfelizmente, como era a primeira vez que jogamos, não sabíamos sobre uma regra muito importante deste modo com guardas e isso comprometeu o andamento da partida, do meio até o fim, mas fora isso, foi bem divertido. Tenho alguns pontos a mencionar:

Vi que alguns personagens foram inspirados em personagens de outros filmes ou séries, como por exemplo, o Doutor Brown, de De Volta Para o Futuro (inclusive joguei com ele rs). Achei isso legal e, a princípio, não reconheci os outros personagens.

Mecanicamente, o jogo não é tão complexo assim, mas ficou interessante. Cada jogador pode realizar duas ações dentre as quatro possíveis, que são: entrar em uma sala adjacente, empurrar alguém para uma sala adjacente, espiar uma sala adjacente ou mover a linha ou coluna de salas em que se encontra. isso torna tudo bem interessante, pois o complexo fica em constante mudança e pode se tornar bastante caótico! No geral, o jogo ficou bom, necessitando de apenas alguns esclarecimentos.

JpegOutro fator que colaborou, foi ter jogado com um pessoal muito legal, o que tornou a experiência mais divertida. O evento foi bem maneiro, pois o pessoal da Conclave foi muito bacana e os outros convidados estavam animados. Então o objetivo do convite foi cumprido.

Para uma análise mais detalhada sobre o jogo, seria preciso sentar com calma, ler direito o manual todo e fazer mais alguns testes. Mas isso fica para uma próxima vez! Portanto, ao primeiro ver, jogo recomendado para se divertirem!

Nerd Review - Nota Final

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On