A gente tem mania de ACHAR! Você tem todo direito de achar o que quiser, desde que o seu achismo não prejudique ninguém, incluindo você mesmo. Isso incluí não entregar o que o seu público está buscando. Mas como saber o que meu público quer?
A primeira coisa é saber que para tomar decisões o conselho é sempre deixar o seu achismo de lado. Sempre se baseie em fatos, análises, dados.
E antes que fale “mas eu não tenho nenhuma base para consultar, ou não tenho expertise, ou qualquer outra DESCULPA que se encaixe aqui“, deixa eu te questionar: você sabe conversar? Deve ter no seu ciclo de convívio pelo menos 5 pessoas diferentes de você. Então, pergunte para eles o que eles pensam sobre o assunto. Já vai conseguir 5 visões diferentes do que você ACHA.
Na dúvida, pergunte!
Tá com dúvida do que seu público gosta? Pergunte! Simples e direto. Não é feio, não ofende e não te desmerece, afinal você está criando algo para os outros e não para você mesmo não é? Pelo menos deveria, se quiser receber algo no fim do mês.

Pesquisas servem para descobrir sobre o seu público, ajudar a direcionar seu conteúdo na hora de se comunicar, quem e como impactar e também funcionam como uma das melhores formas de gerar engajamento.
Além disso, fazer perguntas ao seu público o faz se sentir incluído em suas decisões. Pense em como você se sente em uma conversa onde só o outro fala e você apenas ouve. Você gostaria de ser ouvido também, não?
Leia também: Como descobrir hábitos de consumo
E quanto mais seu projeto crescer, menos tempo você terá para se dedicar e ouvir as pessoas. Se utilizar de ferramentas que facilitam isso, é uma forma de continuar demonstrando o interesse em as ouvir. Por isso, sempre que encontrar formas de fazer pesquisas, faça! Está realizando uma live? Prepare perguntas para fazer durante o evento. RESPONDA algumas perguntas enviadas.
Você se sente importante quando alguém se interessa por você, certo? As pessoas interessadas em seu trabalho também e é isso o que meu público quer!
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais: