Como a internet funciona? | Manual do Noob

O resultado na tela é rápido, mas você sabe como tudo aquilo chega até você?

Assim como a eletricidade que você usa na sua casa, a internet é uma daquelas coisas que 90% das pessoas usa sem necessariamente entender como ela funciona. É bem provável que você esteja no meio delas. Mas depois de ler este texto, você fará parte dos 10% que entendem.

Infográfico simplificando como funciona a internet, desde a o encontro da conexão até o resultado na sua tela.

Como a internet funciona: rede de computadores

Animação em 3D mostra mãos digitando em um teclado

A internet como conhecemos faz a transmissão de dados através de uma conexão, cabeada, ou sem fio.

Para entender melhor, pense na internet como uma cidade, que liga várias casas (computadores) pelas ruas (conexão) que tem seus próprios endereços únicos (número de IP).

Agora, suponhamos que você queira entrar em qualquer site. Para isso, basta escrever por exemplo www.novonerd.com.br na barra de endereço, apertar a tecla Enter, e em pouco tempo na tela do seu computador aparece a página do site. Mas como isso acontece? É o que vamos explicar logo abaixo.

Endereço de IP, cliente, servidores e portas

É preciso entender 2 coisas primeiro:

  1. Todo dispositivo tem um endereço de IP único e portas, assim como casas têm seus endereços únicos;
  2. Computadores que hospedam sites são conhecidos como Servidores. Seu computador é chamado de Cliente.

Quando você entra em qualquer site, o cliente precisa encontrar a conexão com o servidor. Para conseguir fazer isso, o cliente manda diversos dados através da internet como endereço de IP, o número da porta e o número do IP do servidor ao qual ele deseja se conectar.

Manual do Noob: HD, SSD, RAM, processador e placa de vídeo o que são e para que servem?

Seguindo com a analogia, aqui é como se você precisasse ir para a casa de um amigo. Para chegar lá, você precisa informar ao GPS o endereço da sua casa (número de IP do seu computador com porta) e também o endereço do seu amigo (número de IP) para o GPS te mostrar a rota.

Um homem desdobrando um mapa dentro de um carro.

Servidor de nomes e portas conhecidas

Se seu computador está ligado a uma rede, ele automaticamente está conectado a um servidor de nomes, também conhecido pela sigla DNS.

No caso do navegador que você está usando não reconhecer o endereço de IP do site www.novonerd.com.br, ele “pede informação” para o servidor DNS, assim como o Correio tem uma lista de CEP que corresponde aos nomes das ruas.

Depois de resolver esta questão, ainda é preciso saber em que porta deve se conectar.

As portas conhecidas são destinadas segundo os serviços que elas oferecem. Cada uma tem uma função, assim como cada loja ou estabelecimento oferece seus serviços diferentes. Se você estiver fazendo uma troca de arquivo (como fotos, documentos, etc), é uma porta, se estiver mandando um e-mail é outra, e assim por diante. É assim que se sabe a qual porta se deve conectar.

Seguindo nosso exemplo, imagine que na casa do seu amigo há diversos cômodos e salas, cada uma delas tem um número na porta, e guarda um tipo específico de arquivo. Agora pense que você quer acessar algumas fotos que ele tem guardadas.

Você, como cliente, chega na casa do seu amigo com um papel com seu pedido escrito e entrega a ele.

A comunicação entre computadores

ilustração de computador mostra a palavra "loading" na tela piscando em verde. Computador tenta conectar à internet

Depois que tudo estiver certo com o endereço e IP e porta a ser conectada, o próximo passo é estabelecer de fato uma conexão com o servidor. É esta a parte em que o servidor e o cliente se comunicam entre si.

Depois de feita a conexão, começa o processo de envio de pacotes que é feita cuidadosamente, com toda a garantia de que qualquer que seja a informação sendo enviada não será alterada e será entregue de forma ordenada.

É aqui que seu amigo, estando no papel do servidor, vai de fato ler o que você anotou no papel, ir até a sala específica onde guarda aquele tipo de arquivo que você pediu, para trazê-lo de volta até você. Ele vai interpretar, separar e ‘’montar’’ toda a informação para entregar de volta para você.

Como a internet funciona: O idioma dos navegadores

Você já reparou que no início de todo o endereço de site existe cinco letrinhas que nunca mudam? O HTTPS que antecede todo endereço de web nada mais é do que a língua que os servidores web e os navegadores usam para conversarem entre si!

Através deste idioma, o navegador informa qual é a sua versão, seu idioma, a página que foi solicitada e se é capaz de aceitar conteúdo compactado. O servidor web, então informa se a página existe ou não, seu formato, se a página foi compactada e também seu conteúdo.

Em resumo, a internet manda os dados do seu computador para um servidor que, checa as informações recebidas em HTTPS, analisa, monta uma página e a manda de volta para você, também em HTTPS.

Todo o processo de troca de informações é muito rápido. Quanto maior for a velocidade da sua internet, mais rápido você manda e recebe essas informações de volta (a depender de outros fatores).

E aí, ficou mais claro como a internet funciona?

Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook Twitch

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On