Coletiva com Nobu Ide, CEO da Wacom

Nobu esteve no Brasil durante a Unhide Conference 2019

Nobutaka (Nobu) Ide, o presidente e CEO da Wacom Co., esteve no Brasil para participar da Unhide Conference 2019, visitar parceiros e construir novos relacionamentos com instituições educacionais. A Wacom foi uma das principais patrocinadoras do maior evento de Arte Digital da América Latina, que ocorreu entre 27 e 29 de setembro de 2019.

Em sua palestra “Partners in Creativity” (Parceiros em Criatividade), Nobu mostrou uma visão geral dos esforços da Wacom em ser parceira criativa de artistas, escolas, empresas e organizações criativas globalmente e no crescimento dos hubs criativos no Brasil e na América Latina. Ele também deu exemplos de como a marca trabalha por meio de disciplinas, indústrias e com parceiros para colaborar com o crescimento da Orange Economy (conhecida no Brasil como Economia Criativa), e de como continua a inovar com a tinta digital e na melhoria das capacidades dos artistas para o futuro.

Nobu reforçou que a Wacom continua a impulsionar uma missão há 35: inspirar e equipar as pessoas para fazer do mundo um lugar mais criativo. Ele deu detalhes sobre isso na coletiva de imprensa, onde o Tiago MacGiver representou o Novo Nerd. Depois de algum tempo nós conseguimos recuperar as gravações do que rolou e agora tá disponível no IGTV, que você pode conferir abaixo. O vídeo está sem legenda, mas você pode conferir a tradução da entrevista aqui nesta matéria.

Tradução / Trancrição

Mediadora: No Brasil, nós estamos agora na onda da economia criativa, um pouco tardiamente, mas antes tarde do que nunca. No Japão, nos Estados Unidos, como você vê essa questão da economia criativa, sendo que a Unhide é um evento neste mercado, e a Wacom também proporciona muito isso aos criadores, desenhistas, enfim. 

Nobu: Sim, na verdade, apesar da situações econômicas, na Wacom nós realmente tentamos ver a comunidade criativa. (…) mas o nosso foco é entender qual é o tipo de comunidade criativa existe no lugar e qual tipo de comunidade criativa podemos desenvolver juntos. De acordo com isso, estamos tentando enxergar verdadeiramente a comunidade criativa do Brasil, tão forte e única, representada pela Unhide (…). Nós gostamos de sentir isso, de engajar, e de desenvolver isso juntos. Essa é a nossa (…). Então, sim, existem diferentes (…) e variações de país para país, das situações econômicas (…) mas nosso objetivo é entregar um serviço consistente e de longa duração às comunidades criativas, e nós realmente gostamos de fazer isso juntos aqui no Brasil.

Pergunta: Durante seu discurso, você nos contou sobre sua filha e sobre a distância entre vocês dois. Então você está nos Estados Unidos e ela no Japão, certo?

Nobu: Ah, sim, obrigado por fazer perguntas pessoais! Na verdade, eu vivo em Tókio, no Japão, e minha filha vive em Londres. E ela vai ser uma dançarina, ela está fazendo aulas de dança, e eu a apoio bastante. Então, a distância, sabe? Mensagens, mensagens… 

Pergunta: Eu pensei que era por causa do trabalho dele, eu ia fazer uma pergunta sobre o mercado feminino. Perguntei sobre a sua filha, sobre a distância, porque hoje você é o CEO da empresa, e a gente ainda verifica essa questão de que ainda temos poucas mulheres CEOs do mundo, até devido a questão da maternidade, é mais difícil para a mulher de distanciar dos filhos. Como você vê isso hoje, no mercado econômico global?

Nobu: É uma ótima pergunta, obrigado por falar sobre isso. Nós nos importamos muito com essas questões, e buscamos a diversificação – não só de homens e mulheres, mas de pessoas de diferentes regiões, países – nós tentamos ser o mais inclusivos que pudermos. E por prestarmos serviços à comunidades criativas, que são tão diversificadas, nós também queremos sê-lo. Essa é uma de nossas principais políticas. Pra falar a verdade, sobre esses cargos, no momento não temos nenhuma mulher ocupando-os, mas temos planos para que isso aconteça no futuro, de aumentar nosso quadro e convidar mulheres para fazer parte dele. (…) Na verdade, Heidi, minha colega e vice-presidente sênior de uma das empresas parceiras, é responsável pelos [softwares service system], um dos nossos maiores negócios, como eu disse no meu discurso, sobre entregar uma experiência de serviço de software completa, isso é muito importante, e acho o máximo Heidi estar o controle de tudo isso. E, se você olhar, não só para os cargos de executivos, mas os de gerência, há muitas mulheres gerentes. Então, estamos dando um passo após o outro, alinhados com nosso espírito e visão, para nos tornarmos o mais inclusivos o possível para que possamos trabalhar junto às comunidades tão diversificadas. 

Pergunta: O CINTIQ 22 é o novo produto [com]  posicionamento para enfrentar o iPad no mercado? 

Nobu: Na verdade, o novo CINTIQ não tenta competir diretamente com iPad. Nossa missão é expandir um pouco mais o portfólio de pen screens [telas  para desenho], para cobrir um maior segmento de usuários. Nós não vamos competir de frente com iPad. Queremos entregar uma experiência de ponta para vocês, por isso [criamos] o CINTIQ 22.

Pergunta: Sabemos que equipamentos como os da CINTIQ proporcionam uma experiência mais parecida com a superfície do papel. Você acha que, na próxima década, equipamentos como a Intuos e Bamboo serão extintas.

Nobu: Falando pela perspectiva da tecnologia, tudo pode acontecer. Tecnologias disruptivas podem mudar tudo. Mas nós estamos confiantes que conseguiremos continuar inovando esta experiência. Agradeço muito pelo seu elogio em relação à tela se parecer com papel, mas falando da minhas perspectiva e da do pessoal da Wacom, nós não estamos satisfeitos. É ótimo que você tenha essa sensação [de ser parecido com papel], mas nós ainda temos muito caminho pela frente, e estamos realmente comprometidos a continuar inovando e alcançar lugares que nenhum tecnologia conseguiu até hoje. Por isso estamos tão confiantes, porque estamos constantemente engajados com a comunidade criativa, tentando encontrar qual experiência eles estão procurando. Sim, existem outras tecnologias, mas estamos confiantes, pois vimos coisas boas à longo prazo, e estamos indo nessa direção.

Nobu comenta sobre um dos jornalistas ter citado os antigos produtos da Wacom

Nobu: Foi lançado muito tempo atrás, fiquei impressionado em saber que você tenha usado [o produto]. Agora, falando de tecnologia, nós ainda não temos o roadmap [do novo produto], mas temos outra tecnologia inovadora para vocês que já foi usada no Bamboo Slate – só que além de você também poder usar uma caneta esferográfica de verdade para desenhar,mas ao mesmo tempo [no CINTIQ 22] você também vai poder digitalizar seus traços e fazer o upload na nuvem, colocar no celular, no tablet. A (tecnologia de alguma coisa que não consegui ouvir direito, sorry…) foi migrada para essa nova tecnologia, para levar inovação até vocês. No palco, houve colaboração com a Montblanc [empresa de instrumentos de escrita, como canetas] e eles estão usando essa nova tecnologia. Ainda é papel de verdade, ainda é uma caneta normal, com tinta e tudo, mas você pode fazer a digitalização do seu traço ao mesmo tempo em que desenha.


Esta é uma matéria colaborativa, que só foi ao ar meses depois do evento pois tivemos problema com o material original bruto. Porém, por ser um conteúdo muito relevante, decidi que seria bom aproveitar para compartilhar o conhecimento com os interssados.

Gravação por Tiago MacGiver, Edição por Carlos Carvalho, Tradução e transcrição por Evelyn Trippo e Beatriz Napoli.

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On