Falaaaaa povo! NN Victor aqui!
Depois de reviews super pesados sobre jogos complexos e profundos, chegou a hora de relaxar! Hoje iremos falar sobre um joguinho sensacional para mobile chamado “Clash of Clans“. Conhece o jogo? Não conhece? Não importa, leia nosso review e decida se vale a pena.
Para quem não lembra, segue a nossa estrutura de Review:
1 – Apresentação
2 – História
3 – Gameplay
A ordem de importância que darei é exatamente a que já listei. O menos importante é a Apresentação sendo o mais importante o Gameplay.
GO!
Clash of Clans é um jogo para mobile disponível para os sistemas Android e iOS. No jogo, você tem o c0ntrole sobre um vilarejo medieval no qual você constrói defesas, melhora suas unidades, expande suas fronteiras, junta-se a clãs e batalha contra outros jogadores. Ele é bem simples, fácil de jogar e é ainda mais legal se você tiver alguns amigos para formar um novo clã.
A grande diversão do jogo é montar suas defesas e depois analisar como os seus inimigos são dizimados por elas ou então como eles arrebentam sua vila inteira. É importante dizer que quando alguem destrói sua vila você não “perde” sua vila. Ela continua intacta, a única coisa que o jogador perde são alguns troféus e um pouco dos recursos guardados nos armazenamentos.
Existe um sistema “premium” no jogo no qual você compra gemas com dinheiro real por troca de alguns benefícios, porém vale dizer que o jogo não é um “pay to win”. Tudo que você consegue comprando com dinheiro real também é possível conseguir usando apenas a moeda obtida no jogo.
A apresentação de Clash of Clans é digna de destaque, apesar de eu não fazer isso geralmente. Cada pequeno ponto do mapa tem toneladas de detalhes. É incrível aproximar a tela e perceber cada pequena coisa, cada pequena textura e jogo de iluminação/sombra. Obviamente estamos falando de um jogo de celular, portanto ele não se compara com qualquer outro jogo, certo? Errado!
Conseguimos tranquilamente comparar os gráficos do jogo com outros grandes nomes dos consoles, como por exemplo, Sim City. Na minha opinião, dentre todos os jogos de celular, Clash of Clans possui a melhor combinação de gráficos, texturas, animações e cores. Tudo é tão agradável aos olhos, as cores dos personagens, cara… realmente surpreendente!
História, né… *cri, cri, cri*
Pois é meu povo, o jogo não tem história, apesar de ter um modo “carreira“. Não existe a menor explicação sobre o que é o mundo de Clash of Clans, de onde vem os personagens, o motivo de tudo aquilo acontecer. Não estou dizendo que o jogo não presta por causa disso, não. Porém o jogo é simplesmente jogado em cima dos nossos colos sem nenhum pano de fundo, nada, nadica de nada!
Eu diria que o único ponto minimamente interessante da história é o próprio modo carreira. Nele você vai passando as fases nas quais ataca vilas de Goblins. Porém, não sabemos o motivo de atacar os malditos Goblins… pelo contrário, dentre as unidades possíveis utilizar no jogo estão os próprios Goblins!
Para aqueles jogadores que ODEIAM games que não tem história, personagens marcantes, ou um apelo mínimo de profundidade, Clash of Clans não é o jogo para você. Caso você sempre pula as cutscenes dos jogos, nunca lê as conversas, está cagando para o personagem principal e só quer saber de matança, Clash of Clans ta aí!
Depois de descer a lenha da falta de história no jogo, eu tiro o chapéu para o Gameplay. Realmente, para um jogo de celular, Clash of Clans está de parabéns por ter uma jogabilidade tão afinada. Os comandos são básicos e respondem super bem (joguei/jogo no Nexus 4) ao toque, além do posicionamento dos ícones ser bem amigável ao jogador.
Além disso, a quantidade de conteúdo disponibilizado pelo jogo é bem atraente. Todas as unidades possuem fraquezas e pontos forte, tempos diferenciados de treinamento, custos diferenciados. Todos os itens do jogo podem ser melhorados, aumentando ainda mais a gama de possibilidades para o jogador planejar e executar seu ataque.
O grande ponto alto, ao meu ver, está na jogabilidade ao atacar a base inimiga. Você não escolhe quais estruturas atacar, você só escolhe onde colocar as unidades. Portanto, pense estrategicamente onde colocar cada um dos seus arqueiros, pois eles se moverão por conta própria. Por conta dessa mecânica, atacar torna-se muito mais emocionante e planejado do que se escolhermos os alvos do ataque.
Outra mecânica que não posso deixar de comentar é o sistema de ranking do jogo. Conforme você ganha troféus (e perde também) você é rankeado de acordo com os outros jogadores de Clash of Clans. Cada rodada dura alguns dias e então os players com melhor desempenho ganham prêmios em gemas. Apesar disso, acho que seria legal implementar um sistema de “guerra” entre os clãs… talvez um dia.
Apresentação –10
+ Gráficos/animações/texturas totalmente agradáveis
+ Surpreende os jogos de mobile
História – 4.5
+ Missões em uma “campanha” salvam uma nota mínima para a história
– Não há história… nada, zero, nadica
Gameplay – 9.5
+ Interface amigável ao usuário
+ Sistema de ataques utiliza muito pensamento estratégico
– Poderiam existir novas features, como guerra entre clãs (nome do jogo lol)