Com o avanço da tecnologia, o mercado de trabalho vem passando por grandes transformações, e a inteligência artificial é uma das áreas que mais tem chamado a atenção de empresas e profissionais. Desenvolver robôs virtuais ou se tornar um especialista em inteligência artificial, são profissões podem despontar com a chegada do ChatGPT.
Segundo o PageGroup, especialista em recrutamento de executivos, as profissões relacionadas à IA estão em alta e prometem aquecer ainda mais o mercado de trabalho nos próximos anos e o CHatGPT veio pra alavancar isso.
A rápida adesão de usuários a essa ferramenta tem provocado interesse por parte das empresas para implantação de sistemas de inteligência artificial. Isso pode impactar diretamente o mercado de tecnologia com o aumento da procura por profissionais especializados na área, que possam atuar no desenvolvimento desses softwares e saibam lidar com linguagens de programação. Tudo indica que o ChatGPT tornará o ambiente virtual totalmente novo e favorável a novas oportunidades de trabalho.
Lucas Oggiam, diretor-executivo do PageGroup
Para quem deseja seguir carreira na área, é fundamental ter conhecimentos sólidos em linguagens de programação, como Python e Java, além de habilidades em análise de dados e modelagem estatística. Confira abaixo as 10 profissões que prometem aquecer o mercado de IA nos próximos anos, segundo o PageGroup:
Gerente de Chatbot: atua na gerência e no monitoramento da conversação entre o chatbot e o usuário. É responsável pela coleta, análise e melhoria contínua dos dados a fim de aperfeiçoar a experiência do usuário. Necessita de conhecimento técnico em inteligência artificial, machine learning e processamento de linguagem natural, experiência em gerenciamento de projetos e boa comunicação.
Desenvolvedor de Chatbot: responsável por criar, projetar e implementar chatbots para diversos fins. Trabalha na criação de algoritmos de IA para reconhecer corretamente as intenções dos usuários; na integração dos serviços como APIs, armazenamento de dados e interfaces de usuário; em testes para garantir a segurança, performance e qualidade do conteúdo; e na manutenção regular. Precisa de conhecimento em linguagens de programação (Java, Python, Ruby, entre outras), experiência em desenvolvimento de software e habilidade para entender as necessidades do usuário.
Técnico de Chatbot: realiza ajustes e a manutenção dos robôs de conversação. Geralmente desenvolve o diálogo do robô, programa suas respostas e ajuda a certificar que a ferramenta responde de forma apropriada as mensagens do usuário. Necessita de conhecimento em tecnologias relacionadas a chatbots (machine learning, IA e processamento de linguagem natural), habilidades em programação, ser curioso e criativo.
Analista de Chatbot: responsável por configurar e melhorar sistemas de chatbot para aprimorar a experiência do usuário. Também é encarregado pela análise dos dados gerados pelo chatbot para criar relatórios e detectar oportunidades de melhoria. Necessita de conhecimento técnico em programação e desenvolvimento de chatbots, habilidade para analisar dados dos usuários e identificar padrões para melhorar a experiência do chatbot.
Especialista em Inteligência Artificial: desenvolve soluções para aprimorar a capacidade da máquina de aprender e raciocinar com autonomia. Cria, treina e testa sistemas de inteligência artificial para resolver problemas complexos. Sua atuação também envolve a concepção de algoritmos, modelos, protótipos e sistemas inteligentes, além do acompanhamento do progresso dos projetos e desenvolvimento de planos de atualização ou otimização dos sistemas. Necessita de conhecimento avançado em linguagem de programação (Python, R, Java, JavaScript), habilidades em matemática, estatística, algoritmos e estruturas de dados.
Designer de experiência do usuário de Chatbot (UX Designer): responsável por desenvolver soluções que melhorem a experiência dos usuários e ajudem os clientes a encontrar a informação que procuram de forma fácil e clara, o que inclui navegação intuitiva, fluxos de conversa claros, recursos visuais e jogos. Necessita conhecimento em design thinking, capacidade de identificar as necessidades e expectativas dos usuários do chatbot através de métodos de pesquisa e análise de dados.
Consultor de Chatbot: ajuda os clientes a desenvolver, implementar e gerenciar bots de chat inteligentes para melhorar a experiência do usuário. Trabalha diretamente com o cliente para compreender suas necessidades, desenvolver processos eficazes e propor soluções para problemas específicos. Necessita de conhecimento profundo das ferramentas e tecnologias necessárias para construir e manter chatbots, capacidade de análise e resolução de problemas.
Engenheiro de Dados para Chatbot: trabalha na construção e manutenção de algoritmos e bases de dados que permitem ao chatbot responder as perguntas do usuário. Cria modelos de aprendizado de máquina para otimizar o comportamento do chatbot e melhorar a experiência do usuário. Também extraem, filtram, limpam e treinam dados para chatbots. Necessita de conhecimentos em Modelagem de Dados, APIs e integrações, além de experiência em linguagens de programação.
Desenvolvedor de Modelos de Aprendizado de Máquina para Chatbot: cria algoritmos que permitem que os chatbots reconheçam e compreendam o contexto do diálogo entre usuários e robôs. Também é responsável por programar o chatbot para ajustar suas respostas às necessidades de informação dos usuários. Necessita de conhecimento em programação e experiência em Python ou R, estatística e matemática, ciência da computação e engenharia de dados.
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