Se você acha que o Casamento Vermelho foi brutal na série, espera até conhecer as mudanças que Game of Thrones fez em relação aos livros. A HBO entregou uma das cenas mais chocantes da televisão, mas George R.R. Martin foi ainda mais cruel, detalhista e político nos bastidores do massacre. Casamento Vermelho virou sinônimo de traição, mas as diferenças entre a adaptação e “As Crônicas de Gelo e Fogo” mudam completamente a percepção do evento.
1. Nem todo Frey é um monstro.
Na série, Arya simplesmente mata toda a família Frey — como se todos fossem culpados. Mas nos livros, isso seria uma injustiça. Olyvar Frey, por exemplo, era escudeiro leal de Robb Stark e foi mantido longe do casamento, justamente por estar do lado errado… do ponto de vista dos traidores.
2. Walder Frey consegue ser ainda pior.
A série já mostra o velho Lorde como uma figura desprezível, mas nos livros ele eleva isso ao nível de tortura. A comida da festa é ruim de propósito. A música é insuportável. O clima é hostil desde o primeiro minuto. É como se tudo fosse planejado para matar os convidados antes mesmo das facas saírem das mangas.
3. Robb era casado com outra mulher.
Talisa Maegyr é criação da HBO. Nos livros, o nome dela é Jeyne Westerling, filha de uma casa menor leal aos Lannister. E o mais curioso: ela não estava no casamento. George R.R. Martin a deixou longe da tragédia… e levantou suspeitas sobre uma possível gravidez.
4. O Peixe Negro nem aparece no Casamento Vermelho.
Na série, ele foge da festa para morrer depois. Já nos livros, Brynden Tully sequer participa. Ele permanece vivo e representa uma das últimas esperanças de resistência dos Tully contra os Frey e os Lannister.
5. A carnificina foi ainda mais sangrenta.
Além de Robb e Catelyn, vários nobres do Norte são assassinados de forma brutal, como Smalljon Umber, Dacey Mormont e Wendel Manderly. O impacto político nos livros é ainda mais profundo, com casas inteiras dizimadas.
No fim, Game of Thrones fez um excelente trabalho ao adaptar o Casamento Vermelho, mas quem leu os livros sabe: os detalhes que a série omitiu tornam o evento ainda mais trágico, estratégico e cruel. E o mais assustador? George R.R. Martin nem terminou a história ainda. Imagina o que vem pela frente…
Posts Relacionados:
Joe Dempsie, o Gendry de Game of Thrones, poderia ter sido Jon Snow
Regicida em Game of Thrones: Quem Matou um Rei na Série?
Tyrion Lannister é Vegetariano? A Verdade Sobre Peter Dinklage e sua Dieta!
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: