Mas não é pelo motivo que você está pensando! E não, não é baseado em uma pesquisa feita por alguma universidade. Não vou te dar dados científicos para falar sobre como a caminhar aumenta a sua criatividade. Até porque não é a caminhada que faz isso, mas o que ela SIGNIFICA, como ela estimula a criatividade.
E para te mostrar e provar que caminhar, além de melhorar sua saúde, pode sim, aumentar a sua criatividade, vou contar o como isso funcionou para mim.
Senta que lá vem história
Deixa eu começar com uma pergunta, a mesma que eu já me fiz algumas vezes: você já tentou ou quis muito algo, mas não conseguiu até hoje? E aí fica na dúvida se persiste ou desiste? Aliás, você sabe diferenciar persistência de insistência?
Leia também: Marketing com conexão emocional na prática
Insistência, também conhecida como teimosia é tentar alcançar um objetivo, várias vezes, da mesma maneira.
Persistência é tentar alcançar um objetivo, várias vezes, de maneiras diferentes.
Carvalho, Carlos – vulgo eu mesmo
Ou seja, para ser persistente, você precisa ser criativo! Por quê? Por que é preciso inovar para conseguir encontrar novas soluções e não desistir.
Comecei a pensar nisso nas últimas semanas, quando percebi que estava apenas produzindo e não criando, por mais que as pessoas “de fora” vissem isso de uma maneira diferente. Somente nós mesmos conseguimos diferenciar esse tipo de coisa e no meu caso isso está relacionado diretamente a minha qualidade de sono. Quando crio, durmo 6 horas e fico bem. Já quando apenas produzo, tenho que dormir muito mais. E estava precisando ter noites de sono com cerca de 10 horas por semanas.
Porque caminhar aumenta a criatividade?
A solução que encontrei foi mudar algo na minha rotina, para ter mais inputs, então: caminhada! Além disso eu queria realizar algumas outras mudanças, as quais eu acredito ser muito difíceis, por isso criei um hack para burlar minhas crenças: alterar algo que eu acho possível, tendo resultados diários, aumentando meus desafios e assim elevando minha autoestima a ponto de começar a acreditar que posso alterar as coisas que eu achava que não podia.
Mas como eu cheguei a solução de escolher a caminhada? Bem você já deve ter ouvido falar de técnicas para estimular a criatividade, mas na verdade se você parar pra pensar existe apenas uma, que pode ser executada de maneiras diferentes. Para ser mais criativo, tenho que consumir coisas que estão fora do meu dia a dia para aumentar conhecimento. Simples assim. Eu só não estava praticando!
Então o simples ato de começar a caminhar, fez isso acontecer. Não pelo caminhar em si, mas por eu fazer algo que eu não fazia. Uma novidade na minha rotina a qual consigo praticar todos os dias, e todos os dias posso “inventar” novos caminhos.
A rotina é inovar na rotina
Mas tem algo muito importante: tem que prestar atenção e não ligar o automático, senão não adianta nada! Senão acaba sendo igual dirigir o seu carro do serviço pra casa que em muitas vezes, você nem se lembra como chegou de um lugar ao outro. Ou seja, você pode ser mais criativo dirigindo: basta fazer um novo caminho e prestar atenção a tudo ao seu redor!
Desta maneira eu acabei resolvendo 2 problemas de uma só vez: um momento onde relaxo, deixo novas informações entrarem e atinjo um objetivo provando que eu consigo mudar algo.
Quando eu for criar algo, irei me concentrar e me esforçar. A ideia pode vir nessa hora, porque “caminhei” ou pode vir durante a caminhada, porque pensei muito no assunto e naquele momento de relaxamento a solução pode “surgir”.
Viu como ser criativo é mais fácil do que parece? E se você for mais criativo, irá resolver vários problemas.
Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais: