Braum, o novo campeão de League of Legends

E aí, cambada!

Passados alguns dias desde o lançamento do mais novo campeão do League of Legends, Braum, podemos falar um pouco melhor de como ele é e qual proposta ele traz para o jogo. Mas antes, uma breve introdução!

Braum é um campeão das gélidas terras de Freljord e conta com apenas duas armas: seu “escudo” (que na real é uma porta mágica) e o seu bigode másculo (o terror de Freljord).

braum

A proposta de Braum é atuar como um suporte tanque, que está mais preocupado em proteger seus aliados dos inimigos do que em iniciar as lutas ou pegar kills. É importante notar que ele é um campeão de combate corpo-a-corpo e a junção destas duas características faz ele se comportar de maneira um pouco diferente dos demais suportes e refresca um pouco o meta.

O Meta game, for dummies: o que está na moda ou é vigente. Versão mais completa: estratégias e hábitos que não são parte do jogo em si mas que são desenvolvidos pela comunidade dos jogadores e que são principalmente orquestrados pelos times profissionais.

Um breve resumo de suas habilidades:

skills

Alguns pontos interessantes sobre o campeão:

Não tem um engage rápido

Existem outros campeões que são jogados suporte tanque, como Leona, Thresh e Taric. Porém, estes três, embora sejam mais resistentes que a média, trazem em seus kits de habilidades opções de engage rápido e/ou efetivo. Braum, por sua vez, tem que juntar 4 acúmulos da sua habilidade passiva ‘Golpes Concussivos’ para poder atordoar um campeão inimigo e iniciar uma troca. Contudo, a passiva dele apresenta uma mecânica divertida de se jogar, pois ataques básicos de aliados também aplicam acúmulos de Golpes Concussivos bem como a sua habilidade Q. Nas team fights, é bem rápido aplicar o atordoamento por conta da quantidade de ataques rolando!

Este aspecto estimula a comunicação entre Braum e seu aliado na bot lane, aumentando a sinergia entre os jogadores da dupla. Isso também significa que Braum combina bem com Ezreal (cujo Q conta como ataque básico) e Lucian (que após uma habilidade dá dois ataques básicos seguidos). Por fim, por conta de sua passiva, Braum também não cai de rendimento no late game.

comic

O foco é defesa, mesmo!

Se por um lado o kit de Braum sacrifica engages, por outro ele fica livre para focar fortemente em proteger seus aliados. Sua habilidade E é um escudo que barra projéteis inimigos (similar ao do Yasuo, mas pode se mover com o escudo); sua habilidade Q é um skillshot que dá dano baseado na vida máxima de Braum e causa lentidão; seu W é um curto dash que concede escudo a Braum e seu aliado e por fim sua ult é um ataque em linha reta que lança inimigos no ar e cria uma grande área de lentidão.

É extremamente divertido jogar com Braum e usar o escudão (E) para bloquear ataques do atirador inimigo. Como o cooldown é baixo, é possível bloquear a maioria das habilidades que são disparadas contra Braum e seu aliado. Eu adoro ficar ali, só esperando o inimigo jogar um skillshot pra bloquear na hora certa. É gratificante! Bloqueie um ult de uma Jinx e me diga o que achou 😛

Contudo… essa grande ênfase em habilidades defensivas me faz questionar a viabilidade de Braum em outros papéis. Ouvi falar dele na selva e no top, mas me parece pouco viável pois ele realmente depende que outro campeão use habilidades para causar dano aos inimigos.

escudo-magico

Possibilidade de smart play

Assim como os mais recentes campeões, o kit de habilidades de Braum é criativo e oferece diversas opções de jogadas. É possível, por exemplo, ativar o escudo (E) para uma direção e pular para o seu aliado (W) enquanto se mantém o escudo virado para a direção original. Também é possível usar o (W) para pular para um minion aliado e surpreender os inimigos e seguir com ataques básicos e (Q).

No final das contas, vale a pena investir IP/RP?

Vale, e como! Braum é um campeão extremamente divertido de se jogar e que traz um comportamento novo para os suportes. Apesar de seus pontos positivos, ainda não vi Braum aparecer no cenário competitivo mas acredito que isso mudará logo. Braum traz ainda interações novas (ele tem falas específicas quando está perto de alguns campeões ou quando compra certos itens) e sua skin Dragonslayer é impressionante.

Afiem seus bigodes e bora proteger a bot lane!

Nerd: Guilherme Goulart

Paladino Lolful Good de Ordem Batista, Game Designer, Traça de Livros, AD Carry, GURPS Enthusiast, Colecionador de Jogos de Tabuleiro, Headbanger, Fanboy da Marvel e Pai de um Novo Nerd.

Share This Post On