Boogeyman: Seu Medo é Real é uma experiência envolvente

Chega aos cinemas nacionais no começo de Junho, o filme Boogeyman: Seu Medo é Real. Baseado em um conto de Stephen King e dirigido por Rob Savage, o filme mostra uma visão do escritor sobre o mito do Boogeyman (Bicho Papão).

Boogeyman: Seu Medo é Real
Desenho da criatura feito por uma menina

O Mito

O Mito do Boogeyman é o equivalente do nosso Bicho Papão. Normalmente contado pelos pais para assustar os filhos e dizer que é errado fazer coisas ruins e desobedecer ou se afastar dos pais. Desse modo, a criatura persegue as crianças “más”. Com o intuito de alertá-las de que fazer algo errado é punitivo e tentar evitar que tais coisas aconteçam.

Afinal, essa não é a primeira história criada para assustar ou alertar sobre alguma coisa. Os contos de fadas e mitos existem à muito tempo e são bastante variados. Em diversas culturas há similaridades entre diferentes mitos, mostrando que são, na verdade, variações de uma mesma história. Em outras palavras, adaptações locais de um mesmo conto.

Boogeyman mostra medo real

A fim de mostrar uma personificação desse mito, o filme cria uma versão da criatura bem esguia. Mesmo que isso pareça um pouco simples ou não tão elaborado, é eficaz. Entretanto, a interação da criatura com suas vítimas fica meio contraditória. Primordialmente ela deveria ser atraída e perseguir pessoas com medo, principalmente crianças.

Sawyer olhando de baixo da cama de cabeça para baixo

Inicilamente, é dito que se aparecesse, iria matar logo. Contudo, no decorrer do filme, a criatura persegue e atormenta Sawyer e em seguida Sadie. Mas não as ataca, apenas atormenta por quase toda a duração da trama. Então fica a pergunta: qual o critério da criatura? Só ataca quando está faminta? Ou gosta de “brincar” com suas vítimas?

Surpreendentemente, a tensão e suspense ficaram bons na maior parte do filme. As aparições da criatura, os fenômenos causados por ela conseguem transmitir a tensão e angústia do medo e do desconhecido. Nem todas as cenas são óbvias ou previsíveis, o que ajuda a manter o clima pretendido.

Boogeyman: Seu Medo é Real

Conclusões

Analisando o filme do ponto de vista visual, ele consegue transmitir um cenário sombrio e amedrontador. Tem efeitos razoáveis, sem chegar a incomodar ou ficar estranho. Portanto, positivos.

O fluxo da narrativa foi bem executado, sem prolongar desnecessariamente ou apressar demais os acontecimentos. Embora alguns detalhes tenham sido um tanto estranhos ou inconsistentes, no geral, a história não sofreu muito com isso. Embora não seja muito elaborada e deixe algumas questões sem explicação, ela ainda consegue proporcionar uma experiência positiva.

Portanto, para os fãs de Stephen King e dos gêneros e de mitos, Boogeyman: Seu Medo é Real é uma boa pedida para assistir nos cinemas. Desejo uma ótima sessão à todos!

Posts Relacionados:

Renfield: curiosidades que você (talvez) não saiba

A Morte do Demônio: referências presentes na versão de 2023

Velozes e Furiosos 10 é uma alucinante aventura incompleta

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On