Recentemente coloquei em dia Boku no Hero, um novo anime que está em sua terceira temporada, e fiquei extremamente maravilhado com ele, e digo que ele definitivamente está liderando a nova geração de animes.
Se você nunca viu, me deixe lhe situar: Boku no Hero Academia gira em torno de Izuku Midoriya, um garoto com o sonho de ser um herói, em uma sociedade onde 80% da população nasce com poderes especiais (chamados aqui de individualidades), o nosso querido protagonista acaba fazendo parte dos 20% que não nasce com poderes. Desacreditado, um dia ele encontra o maior herói (e seu ídolo) All Mighty, que acaba vendo o potebcial dentro de Midoriya e resolve que ele será seu sucessor. A partir daí começa a jornada para ele se tornar um dos maiores heróis que já existiu.
Mas porque eu digo que ele lidera a nova geração de animes? Bem, sou fã de One Piece, mangá que, há 20 anos vem batendo recordes e se mantendo no topo (ainda que muitas pessoas não gostem dele), e quando Dragon Ball acabou (em 1995) demorou um tempo para que algo tão grandioso fizesse sucesso, mas a partir dos anos 2000 chegaram com força três sucessores, seriam eles Naruto, Bleach e One Piece.
O sucesso desses animes foi estrondoso, e hoje com o fim de Naruto e Bleach, apenas os Piratas do Chapéu de Palha seguem em sua jornada, mas o que isso tem haver com Boku no Hero? Bom, vejo inúmeras semelhanças entre esses dois. Primeiramente nos seus personagens, e não falo de perfil, e sim de suas profundidades. É impressionante como quanto mais o anime vai avançando, todos aos poucos vão ganhando destaque, melhorando suas individualidades, mostrando suas motivações, seus desejos e suas determinações. E isso se parece muito com One Piece que, mesmo o capanga de um vilão, tem sua história aprofundada explicando o modo ridículo de vestir (Senõr Pink).
Outro ponto importante é seu universo, que vem sendo aos poucos explorado de uma forma muito boa, como o All for One, apagado dos livros de história pelos seus atos malignos, as gerações de individualidades, e como humanos e suas habilidades ajudam a sociedade a se desenvolver. Assim como One Piece, ele explora muito o universo e deixa você cada vez mais curioso de saber do mundo além do plot que ali se passa, mas diferente dos nossos queridos piratas, Boku no Hero mostra isso de forma mais direta e que considero até mais eficiente.
Mas uma grande diferença extremamente benéfica é o fato de o anime dos nossos heróis ser lançado por temporada. Isso é algo que defendo muito, pois evita fillers que estragam a história e dá tempo para que o mangá se distancie de forma boa para que seja lançado com tranquilidade.
Quanto às individualidades, elas são muito bem desenvolvidas, porque mesmo entre os “pró-hero” existem limites físicos, ou seja, por mais overpower que possa ser seu poder, seu corpo vai suportar até um certo ponto. Isso é mostrado na preparação dos jovens heróis além do alto conhecimento de seus poderes para desenvolvê-los de forma eficiente.
A animação é fluída e bonita, as lutas muito bem trabalhadas e o potencial das individualidades é mostrado de forma muito criativa entre os personagens. Isso sem falar em momentos onde nossos aprendizes de heróis misturam seus poderes de forma a aumentar suas chances contra um inimigo maior.
Se você não viu, é um anime que hoje é obrigatório, e sem dúvidas é o que lidera a nova geração. Sim, eu sei que One Piece ainda está sendo lançado, mas ele já estabeleceu seus recordes e seu espaço apenas se desenvolve rumo ao seu final, enquanto Boku no Hero, mesmo engatinhando, já mostra que carrega com muita firmeza a tocha que vem desde Dragon Ball.