Black Clover – O reino da magia

Um dos animes que tenho acompanhado ultimamente se chama Black Clover. Tenho gostado bastante dele no geral, apesar de alguns pontos não me agradarem, então irei falar um pouco sobre a história para entenderem as partes que gostei e as que não gostei. Ainda está em progresso e com pouco mais de quarenta episódios.

Black Clover 02A história se passa em um mundo próprio e em uma época equivalente à nossa era medieval. É um cenário fantasioso onde todas as pessoas possuem aptidão mágica, ou seja, conseguem utilizar magia, mesmo que seja algo bem simples. Quando as pessoas chegam em uma determinada idade (pelo que entendi, por volta dos 15 anos), podem participar de uma cerimônia, onde elas são escolhidas por Grimórios (livros que contém magia), para poderem canalizar suas próprias habilidades.

O enredo segue a tragetória de dois garotos órfãos que chegam na idade de participar de tal cerimônia. Asta e Yuno foram acolhidos por uma pequena igreja desde bebês e lá tem vivido. Mas algo inexplicável é o fato de que Asta não possui nem um único resquício de aptidão mágica, o que não se tem conhecimento no mundo, pois todas as pessoas possuem alguma magia em si. Yuno, em contrapartida, se mostra um prodígio com enorme aptidão. Sendo a única pessoa conhecida desprovida de magia, Asta tenta compensar com muito treinamento físico e fortalecendo seu corpo.

Quando eles finalmente conseguem participar da cerimônia de aquisição dos Grimórios, Yuno recebe um dos mais raros e poderosos, um de quatro folhas, pois são representados por trevos de uma à quatro folhas (e quanto mais folhas, mais forte) e todos ficam incrédulos com isso, e ao mesmo tempo indignados, pois um reles plebeu conseguiu um Grimório tão almejado e poderoso. Mas logo em seguida, Asta espera em vão por um e acaba virando motivo de chacota por não receber nada. Nem preciso dizer que ele fica arrasado com isso e sai dali totalmente desolado, pois seu sonho é receber um e poder virar cavaleiro mágico (Magic Knight).

Contudo, ao saírem do local, são atacados por um estranho que pretende roubar o Grimório do Yuno para vender no mercado negro. Quando Yuno é imobilizado e incapacitado, Asta invoca um Grimório dele, uma espada com a rara habilidade de cancelar quaisquer magias. Nota que ele é negro e possui um trevo de 5 folhas.

Black Clover 06Surpresos e felizes, os dois amigos partem em sua jornada para se tornarem cavaleiros mágicos e o sonho de virarem o Rei Mago (Wizard King). Porém, dois pontos que me incomodam muito são: O fato de que Asta em praticamente todas as situações tem reações bem exageradas (fala quase sempre gritando, ultra empolgado, muito barulhento sempre) e a segunda coisa é que as pessoas quase não acham estranho e não tentam procurar / investigar esse grimório estranho de 5 folhas dele, e também não é dada nenhuma informação ou explicação por muito tempo (somente depois de uns 30 episódios que algo é mencionado e dá a entender que algo será revelado mais para a frente). Nem mesmo as pessoas mais importante do reino parecem saber ou se importar com isso.

Outro ponto que me preocupa um pouco é que, à partir de certo ponto da história, Asta se torna o foco e Yuno quase não aparece mais nos episódios, então só acompanhamos Asta. Espero que em breve Yuno tenha mais espaço para desenvolver sua história. No começo, parece que muitos episódios são desconexos e apenas para arrastar a série, mas vão mostrando a progressão dos garotos e lentamente, a história vai se desenvolvendo. E poderiam mostrar e desenvolver mais outros personagem e “casas” de cavaleiros mágicos, aos pouco é feito isso, mas poderia ser mais utilizado.

Black Clover 05Agora, alguns pontos que gostei bastante:  toda a história em volta da superação do Asta por não poder utilizar magia, não desistir de seus sonhos pelas adversidades e dificuldades. A história de outra personagem também me surpreendeu (Noelle), com toda a complicação e preconceito que cercam a nobreza, e seus traumas por ser excluída e ser vista como uma vergonha. A grande variedade de poderes e personalidades dos personagens tornam a série interessante e divertida de se assistir e acompanhar, sem contar que tem bastante ação e combates interessantes e emocionantes. Visualmente achei bem trabalhada e com um traço agradável, apesar de alguns momentos parecer meio estranho um ou outro personagem.

A temática e seus elementos me atraíram bastante e me cativaram. Tenho acompanhado cada novo episódio que sai semanalmente. Se gosta desse tipo de história, tema ou elementos, é uma ótima pedida e recomendação!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On