BGS2022: Project REDRIM seria o Dead Space brasileiro

Depois de dois anos sem eventos presenciais, a Brasil Games Show voltou ao Expo Center Norte sob os dizeres “De volta ao jogo”. O que, na verdade, pode ser um pouco contestado se formos comparar os outros anos com esta feira de 2022; não houve nenhum grande novo lançamento que agitasse a feira.

A parte dedicada aos jogos independentes também me pareceu menor, pelo menos no domingo, que foi quando consegui dar uma passada por lá. Mesmo assim, segui meu roteiro de procurar por jogos de estúdios pequenos que me chamassem a atenção, e acabei saindo de lá com expectativa para um dos jogos – o que cá entre nós só mostra como essa parte da feira estava menor, pois em outros anos eu saía de lá esperando por pelo menos 4.

Project: REDRIM

Foto tem PROJECT: REDRIM escrito. Atrás o que parece ser um planeta com as bordas vermelhas.
fonte: Instagram studio.art.leaf

Nem adianta procurar na internet. Este projeto, apesar de ter surgido originalmente lá por 2013, segundo o desenvolvedor com que conversei, não tem um website falando sobre o jogo. O que você poderá encontrar é o instagram deles @studio.art.leaf que só foi criado no comecinho de setembro, onde eles publicaram algumas das concept arts.

A premissa de REDRIM

O jogo tira inspirações de diversas culturas como romana, nórdica, oriental e brasileira, e mistura tudo com uma pegada bem cyberpunk, com muitas cores e neon. A gameplay em si focará na personagem principal Dela, uma impiedosa assassina, membro elite da U.T.R, que é encarregada de investigar uma base de colonização espacial que perdeu a comunicação. Ela precisará sobreviver dentro de uma nave tomada de humanos infectados por um vírus assustador.

Imagem mostra o desenho de uma mulher vestindo uma armadura futurista. Ela segura uma bandeira da U.T.R, que se parece muito com a bandeira da cidade de São Paulo.
Arte conceito da personagem Dela. Fonte: Instagram studio.art.leaf

O game pode ser comparado com o Dead Space, de Glen Schofield, com aquele suspense e ritmo lento de combat shooter.

REDRIM e as referênciais culturais

Observando as concept arts, é possível perceber claramentes algumas das inspirações brasileiras que foram inseridas no game. Uma delas está na arte conceito da própria dela; a bandeira que ela segura é muito parecida com a conhecida bandeira da cidade de São Paulo.

Além disso, no poter exposto no estande, pude ver a arte conceito de mais um personagem que seria a reinterpretação do deus do trovão Tupã! Eu, já tendo falado aqui no site anteriormente sobre a riqueza da cultura indígena no nosso país, fico muito feliz vendo isso sendo inserido na nossa cultura pop.

O studio ainda conseguiu levar para a BGS dois monitores onde os visitantes poderiam controlar a personagem principal por um curto período de tempo. Mas foi o suficiente para que um infectado aparecesse e me matasse (sim, eu morri jogando uma demo de menos de um minuto na versão pre alpha 1.0 rsrs).

O lançamento do jogo está previsto para 2023 e estará disponível para download na Steam para quem se interessar

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Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

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