Entre as novidades anunciadas no na BGS 2022, teve uma que chamou a atenção e que promete revolucionar o mercado: a Acer, empresa especializada em PCs e Notebooks, anunciou um novo monitor 3D, mas sem o uso de óculos ou outro tipo de recurso para enxergar a tela em 3 dimensões.
Essa nova tecnologia tem o nome de Spatial Labs, que consiste em transformar o que é 2D em 3D, em uma câmera que é acoplada no monitor. Quem está de fora, ou de longe, pode não sentir os efeitos, mas quem está sentado de frente do computador já sente as mudanças na profundidade com o que se vê em tela.
Para esta tecnologia funcionar, é necessário um software especial com o mesmo nome de Spatial Labs, que pode ser baixado, instalado no computador e com a opção de usar em 2D ou 3D. Para utilizar esta nova tecnologia, é necessário que o Notebook ou PC seja, ao menos, i7 e com a Placa de Vídeo 2060. O monitor também consegue rodar em 3 dimensões o conteúdo disponível em 4K, como alguns filmes ou séries em streaming, vídeos no youtube e, claro, nos jogos.
Até o momento, há pelo menos 60 jogos adaptados com essa tecnologia e a tendência é que este número aumente nos próximos meses. E como estamos falando em uma tecnologia voltada a computadores domésticos, é óbvio que a Microsoft não ia ficar de fora e games exclusivos para XBOX já são aptos a serem jogados assim, como os jogos da franquia Forza, assim como alguns que não são exclusivos, mas que estão nos consoles, como Shadow of the Tomb Raider, God of War ou The Witcher 3.
Essa tecnologia Spatial Labs não será a mesma tecnologia utilizada em Avatar 2, que estreia em dezembro nos cinemas e também usará o 3D sem os óculos, mas há diferenças, já que a Acer propõe a câmera em uso individual, no cinema a experiência é coletiva e ainda é um mistério saber o que James Cameron está planejando para seu filme mais ousado até agora.
Por enquanto, o uso será doméstico mesmo, mas será que essa tecnologia vai vingar, se tornar popular ou até mesmo, cobiçada por parte do público?
Ainda é cedo para saber e considerando todo o histórico, nunca é bom ter uma opinião precipitada quando uma nova tecnologia surge, pois ela pode dar muito certo (smartphones, TV LED etc) ou muito errado (Google Glass ou a própria TV 3D, entre outras).
Para uma tecnologia dar certo, não depende apenas da qualidade do produto, mas de um equilíbrio delicado entre aceitação do público, empatia, necessidade, timing do lançamento, valores e até de um pouco de sorte.
E no caso do Spatial Labs, não dá para ter uma certeza de como será para o grande público, pois há alguns pontos para serem considerados: é uma tecnologia muito promissora, muito imersiva, que faz sim a diferença para quem usa e mesmo com um preço de lançamento que não é acessível para a maior parte da população (chega ao mercado com o valor de 9500 reais), pode, futuramente, aparecer com um valor atraente para muitos que desejam ter em casa.
Mas também devemos pensar por um outro lado: o 3D é uma tecnologia que não é unanimidade no cinema, muitos preferem assistir em 2D e outros podem não enxergar essa necessidade de consumir seu conteúdo com profundidade ou pior, não gostar de nada disso e querer consumir seu vídeo do Tik Tok ou sua série da Netflix simplesmente com a sua tela tradicional mesmo.
É uma tecnologia nova e uma linguagem nova, que devem ser bem vendidas e diferenciadas ao consumidor médio. Tem potencial sim, é uma ótima ideia sim, mas nós, entusiastas em tecnologia podemos ter uma visão, mas a palavra final é sempre do público.
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