Bela Vingança: Traumas Passados | Crítica

Chega às telas brasileiras o filme Bela Vingança (Promissing Young Woman), uma história sobre traumas passados e uma vingança decorrente disso. Produzido pela LuckyChap Entertainment e distribuído pela Universal Pictures.

Vemos constantemente coisas ruins, tragédias, acidentes acontecerem e que podem gerar traumas em qualquer um. Mas quantos destes traumas acabam impulsionando a pessoa afetada à querer vingança? Ainda mais a executar de fato tal plano?

Tipos de eventos traumáticos

É fácil dizer apenas que uma pessoa ficou traumatizada com algum evento passado, mas alguns acabam motivando e impulsionando uma vingança. Um dos principais fatores que definem isso são as emoções predominantes no evento ocorrido. Se medo ou pavor são principais, é improvável que venha a querer se vingar, mas por outro lado, se for repulsa, indignação, raiva ou inveja, a probabilidade de um acerto de contas aumenta drasticamente.

Bela Vingança traumas passados
Lista de quantos homens já a abordaram e receberam “uma lição”

No caso desta história, acaba sendo a segunda opção, desencadeando assim, o desejo de uma bela vingança para corrigir tais traumas. Algo imperdoável ocorreu no passado de Cassandra (Carey Mulligan) e resolve colocar em ação um plano de vingança contra antigos colegas de faculdade, depois de passados vários anos.

Bela Vingança traumas passados
Nomes dos homens que ela já deu uma lição

Injustiças e Vingança

Outro grande fator que acaba fazendo pessoas tomarem ações vingativas são as injustiças feitas que as levam a querer retaliações. Neste caso, se dá com o abuso e maldade sofridos por uma amiga de Cassandra e as pessoas envolvidas saírem impunes. O que fez ambas largarem a faculdade e posterior morte de Nina.

Apesar de tentar se desvincular de todos e tudo relacionado à faculdade, anos depois de seu sumiço ela acaba trombando com um ex colega e tudo volta à tona. Fazendo com que ela resolva enfrentar os traumas passados e bolar um bela vingança contra os ex-colegas de curso.

Bela Vingança traumas passados
Ryan encontra Cassandra em seu trabalho

Passado e Presente

Esses acontecimentos no passado de Cassandra acabaram mudando ela drasticamente, fazendo com que se isole de praticamente todos, inclusive da família, a qual está com uma relação bem precária. Decide descontar e “dar uma lição” em homens que tentam se aproveitar e abusar de mulheres sob efeito de bebidas e drogas.

Bela Vingança traumas passados
Homem querendo se aproveitar dela “bêbada”

À partir desse ponto, em que o passado vem à tona e a encontra, mudando-a novamente. O enrendo se desenvolve com os traumas ressurgindo. Mas após tanto tempo, sua reação será diferente e os enfrentará.

Acontecimentos, motivos e meios de vingança diferem de caso para caso, como podemos conferir nesta outra história de vingança: A Grande Mentira – Todos temos nossos segredos.

Enredo e Personagens

Em relação aos personagens, Cassandra é a personagem principal, em um conflito de opiniões sobre o ex colega que a encontra, Ryan (Bo Burnham) e mostra interessa nela. Sua atuação e desempenho ficaram satisfatórios e houve uma boa interpretação, inclusive na atuação da própria personagem sobre fingir estar bêbada.

Bela Vingança traumas passados
Cassandra se passando por bêbada para atrair homens em bares

Já em comparação, Ryan não obteve um grande destaque, mas também não ficou à desejar. Então não comprometeu o filme como um todo. Mas a colega de trabalho de Cassandra na cafeteria, Gail (Laverne Cox) se encaixa como aquele personagem com momentos engraçados e alívio cômico, mas sem ser de maneira forçada, apenas aproveitando os momentos e tendo falas para quebrar a tensão, o que foi uma ótima abordagem e agradou.

Gail

Apesar de seguir uma fórmula recorrente de vingança em relação às pessoas que cometeram os atos prejudiciais no passado, aqui vemos uma vingança regada de remorso, arrependimento, culpa e indignação. Onde se almeja a justiça, e não violência ou mais retaliações proporcionais, como se tem em muitos casos.

Tem algumas reviravoltas e surpresas no decorrer da trama e no geral são positivas e contribuem para uma boa experiência como um todo. Uma delas em particular eu definitivamente não esperava e mudou completamente o rumo da história e ficou bem interessante dessa maneira. Fiquei bem surpreso e intrigado, mas gostei como foi colocado na história.

Bela Vingança traumas passados

Enfim, o filme entrega o que se propõe a fazer e no geral, vários pontos positivos e boas abordagens foram feitas. garante o entretenimento ao espectador e desejo uma experiência para todos!

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais e fique inteirado nas última notícias do universo de entretenimento!

Instagram | YouTube | Facebook | Twitch

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On