Audiência do Instagram é 35% maior do que a do Facebook

Segundo estudo realizado pela Socialbakers, o Instagram ampliou sua liderança sobre o Facebook durante a pandemia. De acordo com o levantamento mundial, a audiência do Instagram já é 34,7% maior que na primeira rede social de Mark Zuckerberg.

Além disso, o irmão mais novo recebeu 22 vezes mais interações do que o Facebook, contra 16 vezes no primeiro trimestre de 2020. Apesar disso, 61,9% de todas as postagens dos perfis de marcas ainda são no Facebook. Mesmo o número sendo menor em comparação com o segundo trimestre de 2020, quando a concentração de posts na rede representava 70,1%.

Enquanto o Instagram lidera o envolvimento e o tamanho do público, as marcas ainda publicam mais no Facebook. Afinal, as plataformas diferem na maneira como os usuários interagem com elas, sendo o Facebook frequentemente a escolha de conteúdo mais informativo enquanto o Instagram é altamente eficaz para promover o engajamento e alcançar grandes públicos e é cada vez mais o lugar certo para as empresas se mostrarem de maneira criativa, estimularem engajamento e aumentarem o reconhecimento da marca. Já o Facebook continua sendo a melhor opção para alcançar segmentos específicos do público e transformar leads em clientes.

Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers

Audiência do Instagram no Brasil

Quando se trata de quantidade de posts no Brasil, é possível perceber que o montante de publicações é quase o mesmo, mas, ao contrário do que acontece no mundo, a audiência das marcas é menor no Instagram, mesmo o engajamento sendo muito maior.

Audiência do Instagram é 35% maior do que a do Facebook - Total de Audiência

Ainda segundo o estudo, a quantidade total de tempo que usuários passam no Facebook voltou aos níveis pré-pandêmicos, uma tendência que começou no segundo trimestre de 2020. No entanto, de acordo com Alexandra Avelar, o horário em que as pessoas estão online mudou e as marcas precisam se atentar a isso.

Leia também: Dicas para empreender em 2021

É importante que os profissionais de marketing tenham um conhecimento sólido de seu público para determinar como seus hábitos mudaram por conta da pandemia. Os usuários agora passam mais tempo online pela manhã. Por exemplo, a quantidade de fãs conectados às 5 da manhã às sextas-feiras aumentou 98% em setembro em comparação com março e crescimentos semelhantes foram vistos em todos os dias da semana.

Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers

As conclusões do relatório Social Media Trends Report Q3 2020 da Socialbakers foram feitas com base nos 50 maiores perfis de marcas do mundo e no Brasil, entre julho e setembro de 2020.

Confira todos os meus posts no site clicando aqui. E não esquece de seguir o Novo Nerd nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook Twitch

Nerd: KHAL

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Por mais de 5 anos fui Especialista Líder de Estratégias Criativas na SKY e hoje sou Gerente de Marketing Criativo na CMON (uma das maiores empresas de jogos de tabuleiro do mundo).

Share This Post On