As perguntas certas e o marketing de diferenciação

Atençãoquem usa o produto não necessariamente é quem compra o produto! Na verdade isso é mais comum do que você pode imaginar. E como descobrir isso? Fazendo as perguntas certas e usando marketing de diferenciação.

Primeiro vou explicar o que é marketing de diferenciação. Ele pode ser definido como um conjunto de estratégias de divulgação que torna uma marca, empresa ou pessoa reconhecida por suas particularidades diante da concorrência.

Volte algumas décadas no passado e pense em como a sociedade era moldada: a maioria das mulheres não trabalhava, passando o dia em casa, cuidando dos afazeres domiciliares e dos filhos. Sendo assim, eram as responsáveis pelas compras de TUDO, inclusive dos produtos pessoais de seus maridos. Logo, na hora de pensar em uma campanha de um desodorante masculino, esta campanha deveria levar em conta o homem que iria consumir ou a mulher que iria decidir a compra?

As perguntas certas e o marketing de diferenciação - Don Draper

Faças as perguntas certas!

Na situação citada acima, o que realmente deveria ser perguntado era:

O que as MULHERES querem? O que faria uma mulher olhar para um desodorante MASCULINO e sentir o desejo de levá-lo para casa?

E isso não mudou! Atualmente, basta você colocar em canais infantis onde os comerciais são focados em produtos para limpeza ou alimentos mais saudáveis e, claro, brinquedos (quando permitidos).

Tirando a obviedade dos brinquedos que visam atrair a atenção das crianças, o que raios um produto de limpeza ou alimento saudável poderia interessar para os pequenos? A resposta é: não interessa! O foco está nos pais, mães, babás ou quaisquer outras pessoas que estejam cuidando das crianças e, consequentemente, assistindo a esses programas.

Leia também: O marketing do mal e o que ele causa

A grande sacada é sempre ir além do óbvio, do que todo mundo pensa em fazer ou está fazendo e entender que a relação entre o produto e o consumo não está necessariamente ou diretamente ligada ao seu público consumidor final.

Pense em como expandir e impactar seu público sempre “fora da caixa”: se você fala de moda masculina, porque não criar um conteúdo para as namoradas, mães, irmãs ou esposas de seus seguidores? Você pode ensiná-las a como elas podem dar dicas discretas para que eles se vistam mais adequadamente. Deixe a imaginação fluir!

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Nerd: KHAL

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Por mais de 5 anos fui Especialista Líder de Estratégias Criativas na SKY e hoje sou Gerente de Marketing Criativo na CMON (uma das maiores empresas de jogos de tabuleiro do mundo).

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