Aegon e a Conquista de Westeros – Parte 1

Com a estreia de A CASA DO DRAGÃO, muito tem se falado sobre o Aegon, O Conquistador e sobre seus planos para Westeros. Mas COMO foi o processo da conquista de Westeros que Aegon e suas irmãs, Visenya e Rhaenys, implementaram para fazer com que o reinos dobrassem o joelho?

Neste vídeo falo não só sobre a conquista de Westeros, mas também um pouco da linhagem anterior à Aegon, bem como os planos detalhados de guerra que ele, suas irmãs-esposas e seus vassalos traçaram e executaram para conseguir atingir seus objetivos.

A linhagem de Aegon: Antes da Conquista de Westeros

Em Westeros a história começou a ser datada em AC e DC (Antes da Conquista e Depois da Conquista)

12 anos antes da DESTRUIÇÃO DE VALÍRIA (114 Antes da Conquinta) – Aenar Targaryen vendeu tudo o que tinha na Cidade Franca e nas Terras de Longo verão e levou TUDO pra Pedra do Dragão (dinheiro, esposa, dragões, escravos, irmãos, parentes e filhos)

Lá em Valíria, os Targaryen eram uma casa pequena (mesmo que fosse uma das 40 que montasse dragões) e seus rivais viram a ida deles pra Pedra do Dragão como um ato de rendição ou covardia.

Aenar foi para Pedra do Dragão porque sua filha Daenys, sonhou com a destruição de Valíria. Ela passou a ser conhecida como Daenys, a Sonhadora.

Com a destruição, os Targaryen foram os únicos SENHORES DE DRAGÃO que sobreviveram (mas não os únicos valirianos, como mencionei no vídeo sobre a história de Valíria)

Pedra do Dragão sempre funcionou como um Posto Avançado para os Targaryen e seus aliados valirianos, os Velaryon e os Celtigar. E continuou assim por mais de 100 anos após a destruição com os Targaryen dominando os céus e os Velaryon e Celtigars dominando os mares. O maior interesse deles estava no leste e não no oeste.

Até chegar em Aegon, O Conquistador, Pedra do Dragão foi regida por Aenar, O Exilado até ser sucedido por Gaemon, O Glorioso, irmão e marido de Daenys, A Sonhadora. Com sua morte, seu filhos Aegon e Elaena governaram juntos.

O título então foi passado ao filho deles, Maegon, depois ao seu irmão, Aerys e então para seus filhos: Aelix, Baelon e Daemion.

Nasce Aegon Targaryen, o Conquistador

Por fim o filho de Daemion, chamado Aerion foi o último Senhor de Pedra do Dragão, antes que seu filho Aegon, tomasse Westeros. Aegon nasceu 27 anos antes Antes da Conquista.

Ele era o segundo filho e único homem de Aerion e Valaena (que também tinha sangue Targaryen). Eles também tiveram uma filha mais velha que Aegon, chamada Visenya e uma mais nova que Aegon, chamada Rhaenys.

Em teoria, Aegon deveria ter se casado apenas com Visenya, mas acabou se casando com Rhaenys também. Dizem que com a primeira foi por dever e com a segunda por amor.

Como mencionei lá nos vídeos sobre os dragões existentes na Dança dos Dragões, Aegon montava Balerion, que era o único dragão vivo vindo com Aenar lá de Valíria. Vaghar e Meraxes nasceram de ovos deixados pelos outros dragões que morreram.

Entendendo os Reinos antes da Conquista

Antes da conquista, é bom a gente entender que Westeros era uma zona! Existiam 7 reinos, cada um governado por uma grande casa, mas que sempre 2 ou 3 destes reinos estava em guerra.

O Norte era governado pelos Stark, o deserto de Dorne pelos Martell, as terras ocidentes de ouro pelos Lannister, a Campina pela Casa Gardener. Já o Vale, os Dedos e as Montanhas da Lua eram governados pelos Arryn.

Os 2 reinos mais próximos de Pedra do Dragão eram as Terras Fluviais, governada por Harren, O Negro da Casa Hoare) e Ponta Tempestade, governado por Argilac, o Arrogante, o último representante da casa Durradon.

Pra entender o começo da conquista, é muito importante saber sobre estes dois últimos. O domínio e as terras dos Durradon foi diminuindo com tempo, com outros reinos tomando partes para si.

Harren era o rei mais temido de Westeros e estava muito próximo dos domínios de Argilac. Ele então teve uma ideia pra se proteger: tentar uma aliança com os Targaryen. Ele ofereceu a mão da sua filha para o Aegon e ainda deu um dote terras do Tridente até a Torrente da Água Negra.

Aegon disse que já tinha esposa suficientes mas fez uma contra proposta, querendo mais terras que foram oferecidas e que a filha de Argilac se casasse com Orys Baratheon (amigo de infância e meio-irmão de Aegon).

O Argilac se sentiu insultado, mandou cortar as mãos do emissário e mandou pro Aegon dizendo “estas seriam as únicas mãos que seu bastardo receberá de mim”.

Aegon inicia a Conquista de Westeros

Bom, foi aqui que a galera acordou o dragão. Diferente do que foi mostrado na série, os livros não falam sobre o sonho do Aegon ver uma ameaça que viria do norte e Westeros teria que estar unificada sob um Targaryen. Mas ele sim convocou seus vassalos e enviou uma carta para todos os 7 reinos dizendo que Westeros seria unificada sob um rei e que eles deveriam se ajoelhar para Aegon. Aqueles que o fizessem, manteriam suas terras e títulos e os que não fizessem, seriam humilhados e derrotados em batalha.

Aegon e suas irmãs, Visenya e Rhaenys, reuniram cerca de 3 mil soldados e seus 3 dragões, Balerion, Vhagar e Meraxes e saíram pra tomar Westeros. Eles começaram tomando terras de alguns senhores menores, usando muito do poder de Vhagar e Meraxes, até tomarem o principal porto de Westeros, chamado Valdocaso. Isso fez com que seus cofres ficassem bem abastecidos.

Desde o começo, todos os senhores que dobravam o joelho perante Aegon, mantiveram suas terras e títulos.

Foi durante a conquista que a Heráldica da Casa Targaryen surgiu, já que isso era uma tradição de Westeros e não de Valíria: o dragão vermelho com 3 cabeça cuspindo fogo sobre um campo negro. Isso passava uma mensagem de que os Targaryen eram agora genuinamente de Westeros.

Daemon Velaryon, a frota Targaryen, Visenya e Vhagar foram enviados para Vila Gaivota e para o Vale. Uma frota Arryn com ajuda de navios de guerra bravoovis afundou dois terços da frota Targaryen, captou o outro terço e Daemon Velaryon foi morto. Mas Visenys desceu dos céus montada em Vaghar e destrui a frota Arryn.

Aegon, Balerion e o restante das tropas foram em direção do Olho de Deus e Harrenhal. Ele foi atacado 2 vezes quando estava no Olho de Deus pelos filhos de Harren, o Negro. Mas Aegon desceu durante uma manhã sobre eles montado em Balerion e matou os filhos de Harren.

Além de ter os filhos mortos, Harren sofreu uma revolta de vários de seus vassalos. Edmyn Tully de Correrio (sim, antepassado de Catelyn e do Peixe Negro), se voltou contra Harren, declarou apoio a Casa Targaryn, ergueu o estandarte do dragão e uniu forças com Aegon. Com isso, praticamente todas as casas juramentadas de Harren, se juntaram aos Targaryen.

Com isso, Harren não teve outra opção a não ser se trancar em Harrenhal, esperando que isso fosse sua salvação, já que o lugar era considerado inexpugnável. Era o maior castelo de Westeros , com 5 torres colossais, com fonte de água doce inesgotável, cavernas repletas de mantimentos e muralhas que não nada poderia passar.

Mas isso tudo não foi suficiente para segurar Balerion e Aegon. O Conquistador tentou negociar com Harren, que manteve sua arrogância, dizendo que pedras não queimavam, mas ele esqueceu que dragões voam e seu fogo queima e muito!

Aegon levou Balerion até as alturas durante a noite, até o dragão parecer uma pequena mancha na lua e mergulhou com tudo na fortaleza. As labaredas de fogo vermelho tomaram conta de Harrenhal, queimando tudo, incluindo Harren, seus últimos filhos e até mesmo as pedras, sendo o fim da casa Hoare.

Orys Baratheon, que foi nomeado com Mão do Rei (o primeiro da história). havia partido com Rhaenys, Meraxes e a maior parte do exército para tomar Ponta Tempestade. Mais de mil homens foram abatidos. Rhaenys soltou Meraxes e varreu as matas, transformando as árvores em tochas.

Argilac ficou sabendo de como foi o fim de Harren enfrentando Aegon e decidiu não ter o mesmo fim em sua fortaleza e foi para o campo aberto de Ponta Tempestade.

Os exércitos se enfrentaram debaixo de uma chuva torrencial, e a a batalha ficou conhecida como a Tempestade Final. Argilac quase venceu por 3 vezes, mas Rhaenys e Meraxes mudaram o jogo, queimando vários homens, assustando os cavalos que fugiam e derrubando Argilac de sua montaria.

Depois de Orys Baratheon matar Argilac, Rhaenys voou para a sede de Ponta Tempestade para ofereceu rendição a Argella, filha de Argilac. Ela disse que eles morreriam antes de se render, mas seus homens não estava tão dispostos quanto ela e ergueram uma bandeira de paz.

Foi assim então que Orys Baratheon assumiu as armas e o lema dos Durradon, se casando com Argella e se tornando o senhor de Ponta Tempestade.

Posts Relacionados

House Of The Dragon terá 4 temporadas

A Casa do Dragão: análise do teaser do episódio 7

A Casa do Dragão: análise do teaser do episódio 5

Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais:

Instagram YouTube Facebook

Nerd: Carlos AVE César

Apaixonado por Criatividade & Inovação! Desde pequeno sempre gostei de fazer listas de filmes que tinha assistido, debater teorias e opinar sobre tudo. Em 2012 criei uma Fan Page de GOT, uns malucos botaram fé no que eu falava 1 ano depois montei um site de cultura nerd. Hoje divido meu tempo criando conteúdo para o Universo42 e estratégias de crescimento para a SKY Brasil.

Share This Post On