Você lembra de quando se assumiu nerd? Eu me lembro de que passei um tempo para me assumir como um. Sempre gostei de histórias em quadrinhos, desde Tio Patinhas e Turma da Mônica, quando bem criança, aos super-heróis como Batman e X-Men. Nos brinquedos, Lego era o favorito, mas tinha os bonequinhos de ação, os jogos de tabuleiro. Na adolescência, o RPG estava lá, junto com os jogos de computador. Dai você cresce um pouco e percebe que nada disso te abandonou: os quadrinhos de super-heróis viraram os Comic Books (mais adulto se for em inglês, né…). Os brinquedos viraram colecionáveis. Os joguinhos e brincadeiras viraram videogames de última geração, e os jogos de tabuleiro, estratégicos.
E ai, alguém sabe que símbolos são esses?
Daí me peguei pensando em como as coisas mudaram… os jogos evoluíram muito! Videogame não é mais coisa de criança. Colecionável não é mais coisa de criança. Quadrinhos não é mais coisa de criança. Mas será que a coisa toda realmente evoluiu? Tenho a impressão que, na verdade, nossos valores não mudaram – continuamos gostando das mesmas coisas, mas mudamos, sim. Queremos mais, queremos algo novo, mas que remeta àquilo que gostávamos no passado. Porque esses símbolos nos remetem a valores que nós temos.
Eu me arrepio todo quando escuto a marcha imperial. Eu dou risada quando alguém dá uma resposta como “A vida, o universo e tudo mais”. Eu acho o máximo quando vejo alguém com um triângulo com uma bola com um risco no meio no braço.
Símbolos identificam um grupo, uma cultura. Sempre foi assim – países foram organizados dessa forma. Um simbolo máximo de um pais é uma bandeira, um hino (nada mais justo eu me arrepiar com a marcha imperial né!). Símbolos são uma representação de um valor universal, onde independente da língua, você identifica o que é e sabe do que se trata. E mais: se existe esse valor comum, existe uma identificação pessoal. E isso torna o símbolo tão especial.
Símbolos trazem a nossa identidade, mostram quem somos. Temos fotos e cartazes, tatuamos símbolos no corpo justamente porque aquilo tem um significado. Você vê um círculo com um X ou um triângulo com um S e vai saber o que é – e que aquela pessoa gosta dos X-Men ou do Super-Homem. Então vai saber o que essa pessoa tem em comum com você. Símbolos identificam grupos: você vai saber que existe coisas em comum, gostos e até mesmo valores compartilhados. E isso nos une!
E para você, qual é o símbolo que representa a cultura nerd?