A Fuga das Galinhas 2 – A Ameaça dos Nuggets, estreou em dezembro de 2023 diretamente no catálogo da Netflix, após ser exibido no Festival de Londres. É a continuação do sucesso A Fuga das Galinhas, lançado em 2000, que se tornou um jovem clássico, foi um sucesso de público e crítica, além de ser querido até hoje como das melhores animações da Dreamworks e da Aardman.
Com tamanho sucesso, era de se esperar uma continuação, sobretudo porque nos anos 2000, a Dreamworks foi um dos estúdios que bateu de frente com a Disney com animações de sucesso como Shrek, Kung Fu Panda, Madagascar, ente outras, mas que sempre esbarrava em problemas criativos e de orçamento.
Mas a ótima notícia é que essa continuação da A Fuga das Galinhas é quase tão boa quanto o primeiro filme, tem um trabalho técnico impecável da Aardman, de encher os olhos e tem o fator de entretenimento, embora os temas mais sérios estejam presentes.
A direção é de Sam Fell (de Paranorman e Por Água Abaixo, também da Dreamworks) e na trama, Ginger (voz de Thandie Newton), Rocky (voz de Zachary Levi), conseguem fugir da granja após os eventos do primeiro filme, vivem em um ambiente aparentemente pacífico e logo eles têm uma filha, a Molly (voz da Bella Ramsey). Eles tratam da filha de forma carinhosa e cautelosa, não deixam ela sair do local, mas não demora muito para que ela fique curiosa pela liberdade, escapa do lugar e vai parar em uma espécie de abate para as galinhas, fazendo com que Ginger, Rocky e todos se movimentem para o resgate de Molly e de todas as galinhas.
Este filme respeita muito o original, inclusive com um prólogo rápido com os acontecimentos do longa anterior para situar o espectador, mas também é feito para a geração atual, com uma paleta de cores variada, vários estímulos visuais e muita coisa acontecendo em tela, ou seja, quem é mais sensível a esses estímulos, já fica o aviso.
Mas ele não perde a essência de ser um produto de entretenimento que diverte muito, mas sem se esquecer que também trata de assuntos mais sérios. Se o primeiro filme era repleto de metáforas sobre campo de concentração e revolução por parte das galinhas, este aqui toca em temas como a grande proteção dos pais, se isso é bom ou não para os filhos, sobre manipulação da mente, pão e circo (as galinhas são praticamente hipnotizadas antes do abate e são induzidas a se divertirem em um ambiente colorido), e até para questões de gatilhos mentais, já que os eventos do primeiro filme sempre voltam à mente da Ginger, sobretudo com o sumiço da sua filha.
A Fuga das Galinhas 2 – A Ameaça dos Nuggets é atualizado para as gerações atuais, mas sem perder a sua essência, atraindo crianças de 8 a 80 anos e embora não tenha estreado no cinema, já é um sucesso na Netflix, está acessível para milhões de pessoa e pode ser o programa de fim de ano de muita gente.
Imagina assistir na mesa de natal com a família?
Posts Relacionados:
Aquaman 2: O Reino Perdido surpreende, mas não de um jeito bom
Percy Jackson e Os Olimpianos: primeiro episódio supera expectativas
Godzilla Minus One revitaliza o icônico Kaiju
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: