Top 10 Princesas Disney – Parte 2 (do 5 ao 1)

Olá, depois de um tempinho voltamos com a conclusão do nosso Top 10 Princesas Disney, hoje falaremos das 5 primeiras colocadas, antes de irmos à lista vamos recordar os critérios?

O critério pra essa lista não é a qualidade do filme e sim o desenvolvimento e característica das personagens, isso provavelmente fará algumas das mais famosas princesas ficarem de fora e algumas mais underground entrarem.

Pronto, agora sim podemos ir pra lista, mas não se esqueça de ler a Parte 1 aqui antes.

 

05 – Rapunzel (Enrolados)

Rapunzel_princesas_post

 

Enrolados foi o segundo filme da Disney na tentativa de se reerguer (logo após o bom mas mal sucedido A Princesa e o Sapo), o filme fez muito sucesso e é muito bom! Rapunzel é uma personagem profundamente encantadora, ela é ingênua, possui bom coração, luta contra uma dúvida enorme (obedecer ou não à sua mãe) e é muito autossuficiente e busca seu sonho de maneira clara e o sonho não é um romance, ainda que o romance eventualmente aconteça.
04 – Bela (A Bela e a Fera)

BelaPrincesas_post

A Bela e a Fera é um dos melhores filmes da Disney e a Bela é uma princesa totalmente diferente das outras anteriores a ela (e muitos anos antes dessa mudança acontecer nos outros filmes). Ela é uma leitora voraz, na verdade prefere ler do que qualquer outra coisa, isso numa França do Século XIX. Ela recusa compromisso com o “melhor partido” de sua vila e resolve salvar seu pai da terrível Fera indo virar prisioneira no seu lugar. Eventualmente ela se apaixona por seu nêmesis numa bela síndrome de Estocolmo, mas a história é bonita e ela faz muito mais do que qualquer princesa Disney antes dela.

 

03 – Anna (Frozen)

AnnaPrincesa_post

Frozen é o único título a nos ceder duas princesas pra lista (olha o SPOILER). A primeira dela, Anna é independente, sonhadora (ainda que seus sonhos sejam bobos, o que o próprio filme nos mostra) e faz de tudo pra salvar sua irmã mais velha, numa inversão lindíssima feita pelo filme, ela não faz tudo pelo amor de um homem (ainda que o filme nos leve a pensar assim no começo), ela faz tudo pelo amor de sua irmã. Caramba, Frozen é uma obra-prima!

 

02 – Mulan (Mulan)

MulanPrincesas_post

Mulan foi um filme absolutamente de exceção da Disney. Saiu durante a pior fase da história do estúdio e fez pouco sucesso, mas trazia algumas coisas profundamente inovadoras que infelizmente passaram batidas da maioria das crianças. Aqui temos uma princesa chinesa, que na verdade nem princesa é, mas sim uma moça independente, que não se interessa pelas “coisas de moça” (Merida de Valente, que não entra nessa lista por não ser da Disney e sim da Pixar, tem muitas semelhanças com Mulan) e que vê na guerra a oportunidade de fugir de uma vida planejada pra ela pela tradição. Seu pai é convocado para a guerra, mas está velho e doente, Mulan então se disfarça de homem e vai lutar em seu lugar. Existe um romance desenvolvido neste filme, mas ele fica em segundo plano. Uma pena que o filme nunca teve o espaço que merece.
01 – Elsa (Frozen)

elsaPrincesa_post

Voltemos então à Frozen. Falei antes de Anna e agora vamos falar de sua irmã mais velha, a rainha Elsa. Elsa é a personagem mais fantástica da história da Disney, primeiramente uma criança perfeitamente normal e amorosa, completamente ligada à sua irmã Anna, mas com um grande poder, o de controlar o gelo em níveis surreais. Um dia ela quase mata a sua irmã em um acidente o que força os seus pais (claramente pessoas sem muito preparo pra cuidar de crianças, quiça de um país) a isolá-la, apagar as memórias de Anna e criar Elsa escondendo seus poderes. Neste ponto o filme cria a segunda Elsa, uma moça fria, fechada e completamente apavorada do que seus poderes imensos podem causar. Eventualmente seus pais morrem em um acidente naval e elas são deixadas sozinhas no castelo, mas Elsa continua seguindo os conselhos dos pais, até que chega o dia de sua coroação, quando Elsa, completamente assustada de se ver no meio de tantas pessoas, o que abala seu controle dos poderes, acaba se revelando e fugindo do reino. Aqui temos a terceira Elsa, a Elsa liberta, que descobre como controlar seus imensos poderes e a gostar de ser como é, no entanto uma Elsa isolada ainda. A sequência de Let it Go marca brilhantemente em signos essa mudança da personagem. Na parte final do filme, quando Elsa percebe que ama sua irmã e que o amor entre elas é necessário pra ela poder se controlar e ser uma boa rainha, a personagem sofre a última transformação e consegue assumir finalmente seu papel de rainha e seu papel de irmã. Jamais uma personagem da Disney teve tantas camadas e sofreu tantas transformações quanto Elsa, que leva com justiça nosso primeiro lugar.

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On