Dica de Dorama 01 | O que são doramas?

Nesse Janeiro eu resolvi tentar aumentar meus posts aqui no Novo Nerd, testando algumas coisas novas (e voltando em algumas ideias antigas), por isso desencavei uma ideia antiga minha de indicar doramas. Acho que primeiramente teremos que entender o que são os doramas.

dorama1_goong

 

Doramas, ou dramas, que na verdade é como são chamados (doramas é uma corruptela da pronúncia oriental da palavra drama) são séries de TV orientais, mas pode chamar de novelas também, não tem problema. Os doramas têm tamanho finito, como uma minissérie, mas sua levada é mais parecida com a das novelas do que com a das séries de TV. A verdade é que é um gênero totalmente diferente e só assistindo alguma obra é que você poderá entender, fazendo comparações apenas podemos ter uma ideia aproximada.

Existem 3 países que produzem os doramas mais conhecidos e há algumas diferenças entre eles. Comecemos pelo Japão. Os doramas produzidos lá são conhecidos como J-dramas, tem um ritmo um pouco mais acelerado e episódios de 44 minutos (o mesmo tempo de uma série americana, por exemplo), em média as temporadas tem 16 episódios, mas isso varia um pouco. A Coréia do sul produz mais doramas do que qualquer outro país e as obras de lá são as que tem feito mais sucesso ultimamente. Chamamos os doramas coreanos de K-dramas, os episódios tem 1 hora de duração e as temporadas tem em média 16 episódios, mas alguns doramas possuem 20 ou mais (alguns tem muito mais, 50 pra cima). Existem k-dramas de todos os gêneros imagináveis, desde comédias românticas, até dramas pesados, passando por histórias de mistério e de ação, sempre em séries muito bem produzidas e atuadas. Finalmente temos dos T-dramas, os doramas twaineses, que são bem diferentes dos coreanos e japoneses, as séries possuem em média 24 episódios de 1 hora e 20 minutos cada, o ritmo da narrativa é bem mais lento, o que causa um estranhamento bem grande de quem só acompanha os doramas coreanos e japoneses.

Para assistir doramas legalmente no Brasil temos 3 opções de sites de streaming, a Crunchyroll que já comentei neste post, e que possui mais animes, mas tem bom catálogo de doramas também, mas apenas japoneses. O Viki, que é apenas de doramas e tem um catálogo imenso de doramas de todas as nacionalidades, mas possui mais k-dramas. O Drama Fever, que possui um catálogo tão bom quanto o do Viki, também com mais k-dramas, mas possui uma boa quantidade de t-dramas.

Minha intenção é mensalmente indicar com mais profundidade um dorama que considero essencial e muito bom. Nesta primeira edição eu não falarei especificamente de nenhum dorama, mas deixarei uma pequena lista de indicações de doramas dos três países para quem quiser começar a assistir.

Entre os J-dramas eu indico My Boss My Hero, uma história de humor muito engraçada e interessante, se preferirem romance indico Itazura na Kiss – Love in Tokyo (este último está na Crunchyroll, no Viki e no Drama Fever).

Entre os T-dramas indico When I See You Again, uma bonita comédia romântica (mas de novo, o ritmo é bem lento, então só vejam se não ligarem pra isso), tem no Viki e no Drama Fever.

Entre os K-dramas indico Goong, um dorama bem clássico, com uma história sobre a realeza (tem no Drama Fever) e I Miss You, um dorama sensacional que envolve crime e romance, com um clima bem pesado (tem no Drama Fever).

Falarei melhor sobre esses doramas mais pra frente. Até a próxima.

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On