Metal Gear Solid e a metalinguagem com o jogador

Metal Gear surgiu em 1987 na plataforma MSX (um computador-console da época), concebido pelo DEUS GÊNIO TODO PODEROSO Hideo Kojima SENPAI, produzido e distribuído pela Konami. Contendo enredo ambioso para época ao se tratar de armas nucleares e paraísos militares, Kojima criou sua Capela Sistina dentro dos videogames, com seus enredos mais complexos do que a vida, desenvolvimentos e mistura de história/geografia real com fantasiosa. Entretanto, Hideo deixou protagonistas não só carismáticos, mas acima de tudo, reais.

largeCada conflito que se encontra em cada personagem é compatível com algo nosso, principalmente quando se falamos dos dois grandes, Big Boss e Solid Snake. Quem nunca se sentiu preso ao que seus ‘’genes’’ diziam? Ou a sombra de alguém? Podem parecer questionamentos até grandes demais pra um reles jogador, mas de fato, não é.

Metal Gear conta com quatro (sim, quatro) protagonistas. Três já conhecidos e um surpresa, que será deixado no final do texto por causa de spoilers agressivos sobre a saga. Aliás, diga-se de passagem, o texto contém spoilers, mas o último é agressivo e recente, então, leia por conta e risco.

 

Solid Snake/David: Destino

Solid-Snake

Solid é ‘’filho’’ do maior soldado, espião, herói americano e traidor, Big Boss. Tudo que contém em seus genes, foi selecionado cuidadosamente por um grupo, para que fosse apenas uma cópia de segurança caso Boss partisse dessa terra. Mas Solid não é Big Boss, Solid Snake é David. O que isso quer dizer? Simples.

Solid nunca foi e nunca vai ser Big Boss.

David é um verdadeiro patriota. Patriota no sentido não de defender seu país alienadamente, mas de forma humana, como homem, como soldado. Todos os eventos de Shadow Moses, por mais que fosse obrigado a colidir diretamente com Liquid, seu ‘’irmão’’, não o tornou um homem mal. Todo o tempo, Solid foi manipulado dentro de Shadow Moses, não só dentro, como sua vida inteira foi uma mentira, ao ser obrigado a matar seu próprio ‘’pai’’ duas vezes, ainda continuou fiel ao seu pais e a quem ele considera amigos.

Solid Snake não é definido por seus genes, nem por seus antepassados. David é ele mesmo.

Isso serve para o jogador de que forma? Você nunca foi definido por nada. Você não é suas notas escolares, sua aparência, o conteúdo de sua carteira e nada disso, molde-se da sua forma, você é livre de qualquer tipo de influência para ser aquilo que deseja, livre para fazer os questionamentos que entender e achar necessário, rebelar-se contra algo que julga errado. Você é você.

 

Raiden/Jack: Verdade

üÜMGS2_20_1680x952

Muito de Solid se aplica a Raiden. Manipulado sua vida inteira, vivendo uma eterna simulação (Oi Matrix), desconhecendo sua própria história e nação, sendo jogado de um lado para outro durante todos os eventos da Big Shell, não sabendo até que ponto, o amor de sua vida, Rosemary, é verdade ou uma invenção da simulação VR para lhe manter ali, treinando para ser o soldado ideal.

Raiden busca a verdade sobre o mundo e sobre si mesmo. E qual a verdade que ele encontra? Nenhuma e ao mesmo tempo, toda. Verdade é algo muito complexa e superficial ao mesmo tempo, nunca houve verdade absoluta.

Todos nós, já fomos ou somos manipulados durante todo esse tempo para crer em algo ou em alguém, aceitando verdades ditas ‘’absolutas’’. Verdade é ponto de vista, abstrata.

Sua verdade não é a minha verdade, nunca foi e talvez, nunca será.

Qual é a sua verdade? Quem é você? Novamente, a resposta é somente sua, sua verdade.

 

Naked Snake/Big Boss/John: Escolhas

maxresdefault

Precisaria muito tempo pra conseguir definir Big Boss, mas posso tentar nesse curto espaço que tenho. Naked Snake nasceu e morreu na Virtuous Mission e algo nasceu nele. Sua mestre, The Boss, lhe faltava algo, um sentimento de batalha, algo que pudesse integrá-lo ao grupo Cobra, junto com The Pain, The Fear, The End, The Sorrow e The Joy. E esse sentimento, após ser movido somente pelo seu patriotismo a sua terra, foi-lhe revelado. Raiva.

Mentiram e manipularam John durante toda a operação Snake Eater (não confudam, Virtous Mission e Snake Eater são duas operações diferentes com desfechos completamente diferentes), sua mestre nunca foi uma traidora, e sim, uma heroína que nunca será reconhecida, sua vida foi arrancada dela, suas escolhas, seu filho, tudo pelo país que a abandonou e a obrigou a deixar John sozinho, com duvidas.

E em volto a arrependimentos, somente em Peace Walker, John rompe com sua mestre e assim nasce, Big Boss. O criador de Outer Heaven e Zanzibar Land, o soldado que deseja que nenhum soldado perca sua utilidade, que nunca seja usado por governos ou ideologias, seguindo seus próprios caminhos.

Esse caminho, o levou exatamente para sua própria autodestruição, resultando naquele final no quarto jogo, Guns of Patriots.

Naked fez suas próprias escolhas e assumiu seus erros. Cada escolha que ele fez, foi consciente aquilo que lhe traria, mas não há caminhos curtos ou retorno.

Indecisões existem durante toda a vida, mas decisões firmes? Poucas. Faça suas escolhas consciente de suas conseqüências e não fraqueje durante o caminho, a característica de um homem (quando digo isso, não envolve gêneros) verdadeiro, é a capacidade de fazer suas próprias escolhas e por mais pesada que seja, prosseguir de cabeça erguida.

Um homem escolhe. Um escravo obedece.

[SPOILER AGRESSIVAMENTE AGRESSIVOS SOBRE THE PHANTOM PAIN VINDO, MULEQUE, BRACE YOURSELF, THE SPOILER IS COMING!!!]

 

Punished (Venom) Snake/Ahab: Escolhas de Outros e as Suas.

bloody_snake.0.0

Muitas às vezes, somos conseqüências das escolhas de outros. Punished Snake é conseqüência direta das escolhas de Big Boss. Um doopleganger induzido a ser aquilo que nunca foi, no final, é revelado a você, que a todo momento, Ahab nunca perdeu o controle de si mesmo, Big Boss e Ahab convivem na mesma persona como qualquer outro e não só isso, Ahab consegue ser um soldado até maior e mais empático com aqueles que o rodeiam, rompendo a imagem de que somente Big Boss é o grande soldado.

Ahab é maior que Big Boss, mas sempre será visto somente como sua sombra e ele aceitou isso, fez suas escolhas e manteve-se firme nisso. Boss lhe deu essa vida e Ahab fez dela, o que ele desejava, mesmo que isso coincidisse com a vontade dele.

Ahab não é um escravo de Big Boss, ele é o Big Boss. Por mérito de suas próprias decisões.

E quem você é hoje? Tome suas decisões.

[FIM DOS SPOILERS AGRESSIVOS, MULEQUE!!!]

Tudo que foi dito aqui, é aberto a discussões. Muito não foi dito e muito deixo aos leitores, fazerem seus próprios questionamentos e interpretações. Quem é Solid Snake pra você? O que ele representa? Ou o que Big Boss representa? Complete as lacunas, amigo leitor, afinal, Metal Gear Solid foi feito pra isso, ser questionado e interpretado como lhe soar melhor!

”Boss… you were right. It’s not about changing the world. It’s about doing our best to leave the world… the way it is. It’s about respecting the will of others, and believing in your own.” – Big Boss (Metal Gear Solid 4: Guns Of Patriots)

 

Nerd: André Arrais

Pseudo-Cult, apreciador de café, ama quadrinhos como ninguém, rato de biblioteca, gamer casual, não sabendo tirar selfie desde sempre e andando na contra mão dos gosto populares. Finge é cheio de testosterona, mas vive rodeado de gatos. Esse é o meu design.

Share This Post On