Bloodbourne, The Order 1886, PES2015, Rock Band 4… Esses e mais alguns bons jogos fizeram parte do estande do Playstaion na BGS 2015, onde onde o foco não foram grandes lançamentos durante o período da feira, mas apresentar todas as novidades do console durante o ano, trazendo títulos para que o público pudesse experimentá-los (depois de enfrentar uma “modesta” fila, é claro!) e sair de lá com a lista de desejos de jogos ridiculamente maior, haha. Mas de todos os títulos, eu só tinha olhos para um que eu já conhecia muito bem: Until Dawn. O jogo, lançado em em agosto deste ano, foi desenvolvido Supermassive Games e distribuído pela Sony exclusivamente para Playstation 4.
Quando oito amigos encontram-se presos em uma remota cabana no meio das montanha, as coisas rapidamente se tornam sinistras e começam a suspeitar de que não estão sozinhos.
Tomado pelo medo enquanto a tensão entre o grupo só aumenta, você será forçado a tomar rápidas decisões que podem significar a vida – ou a morte – de todos os envolvidos.
Todas as escolhas que você fizer em sua aterrorizante busca por respostas – até mesmo as que parecem mais triviais – traçarão uma história única.
Com interpretações de arrepiar de um elenco Hollywoodiano incluindo Hayden Panettiere (Heroes, Nashville) e Remi Malek (Mr. Robot) trazido à vida pelo poder do Playstation 4 – suas ações serão a única coisa que decide quem sobreviverá Until Dawn – Até o Amanhecer.
Um grupo de jovens decide se reunir em uma viagem até a cabana (hmm, essas coisas nunca acabam bem…) da família dos irmãos Washington, e o que era para ser um divertido tempo entre amigos acaba virando uma tragédia. Após parte do grupo pregar uma peça de mal gosto em Hannah, uma das irmãs gêmeas da família, ela sai correndo desesperada e humilhada sem rumo pela noite, seguida por sua irmã Beth que desconfia que há algo muito errado rondando a cabana naquela noite. Após encontrar a irmã, as duas acabam sofrendo um terrível acidente quando são encurraladas por uma criatura misteriosa, e desaparecem, nunca sendo encontradas mesmo com todas as buscas.
Como se errar uma vez não fosse o suficiente para aprender a lição, no ano seguinte, no aniversário de um ano do desaparecimento das irmãs gêmeas, Josh Washington, o irmão mais velho delas, convida todos os amigos a se reunirem mais uma vez na cabana em homenagem a suas irmãs. Os amigos, comovidos pelo pedido de Josh e pela culpa, vão. Mas eles não parecem ser os únicos que se lembram da data, parece que há mais alguém que sabe muito bem o que aconteceu na cabana no ano anterior e está disposto a não deixá-los se esquecerem do sofrimento que causaram à Beth e Hannah.
Seguindo o exemplo de jogos onde escolhas importam no rumo da história – como The Walking dead e The Wolf Among Us, da Telltale Games e Life is Strange, da Square Enix – Until Dawn conta com um sistema de Efeito Borboleta, onde as escolhas não somente importam – mas tem sérias consequências. Além de decidir como as coisas acontecerão, tais consequências terão efeito também em quem conseguirá escapar do perigo e quem dará o seu último grito de terror – o que é dificultado ainda mais não só pelo terror psicológico, mas também pelos diversos quick time events ao longo do jogo só pra te manter esperto e não te fazer desgrudar do controle. E, falando em controle, as funções do controle do PS4 e suas possibilidades de interação deixam a experiência ainda mais aterrorizante. Você poderá controlar cada um dos oito personagens durante a história, que é contada alternando entre o ponto de vista deles. As escolhas não apenas afetarão o desenrolar do jogo, mas também formam a personalidade e a relação entre personagens. Tudo isso pode ser acompanhado enquanto você joga, acessando as informações do andamento da história e dos personagens ao pausar.
O visual do jogo é incrível, uma verdadeira belezura. Os detalhes dos cenários e personagens são sensacionais, uma ambientação que te faz sentir parte de um verdadeiro filme de terror. Toda a história é envolvente e bem construída, há vários elementos que nos confundem para chegar a respostas, mas todos fazem parte de um único e surpreendente enredo, sem deixar pontas soltas. Todos os personagens são bem desenvolvidos e possuem personalidades marcantes – as vezes até demais, o que acaba gerando muitos conflitos que também cabem ao jogador amenizar ou incentivar. A única coisa que ao meu ver deixou a desejar foram os diálogos, que muitas vezes beiram o ridículo com piadinhas e frases de “efeito” pra lá de bregas e vergonhosas. Talvez seja para imitar os clichês de filme de terror, mas poderíamos passar muito melhor sem algumas das falas que, em teoria, são cômicas, mas me fizeram sentir que eu assistia a momentos de Malhação.
Ontem saíram alguns boatos no fandom de Ultin Dawn que uma DLC estaria sendo produzida, e que provavelmente se chamaria Rush of Blood. Seria um FPS (tiro em primeira pessoa) desenvolvido para funcionar também com o Playstation VR. Tudo indica que a DLC se passará nos mesmos locais da história principal. Para quem já jogou e assim como eu está ansioso por algum tipo de continuação, é uma notícia para se receber de braços abertos (com armas carregadas nas duas mãos, é claro)!
Agora deixa eu parar por aqui, porque por mais que eu queira falar sem parar sobre Until Dawn e a complexidade de cada personagem e da trama, mais um pouco que eu soltar vai ser spoiler, hehe! Curtiu? Ficou intrigado? Curte uns tomar uns sustos e gritar de arrependimento de suas decisões? Então bora lá jogar Until Dawn. Olha que beleza, o jogo foi até traduzido e dublado totalmente para o português! 😀 Boas decisões, bons sustos e… Boa sorte!
Com inovadoras mecânicas de escolhas e a interface de Efeito-Borboleta, os jogadores podem ver claramente o caminho por qual suas histórias seguem entre as muitas possibilidades. Tanto escolhas que parecem ser insignificantes quanto grandes dilemas morais que questionarão seu senso de justiça, bondade e maldade podem ter grandes e impensadas consequências.