Na Brasil Games Show deste ano, além dos lançamentos de jogos, tivemos muitas novidades tecnológicas. Algumas grandes ideias começaram a finalmente sair do papel e a tomar forma, depois de muitas demos e alpha testes, testamos um produto completo com o famoso Oculus VR, que é falado há pelo menos 3 anos.
Sempre realizamos testes simples, com pequenas cenas e pouca jogabilidade, mas esse ano finalmente tivemos a oportunidade de testar um produto pronto que será lançado em breve no mercado.
Graças ao convite da Nvidia, participamos da experiência de jogar um game 100% desenvolvido com o conceito de VR. Testamos o Airmech VR e podemos dizer que existe um novo conceito de jogos de tower defense em VR chegando. Não ficamos apenas surpresos, mais do que isso, adoramos a experiência.
O game segue exatamente a mecânica do tower defense: proteja sua base e não deixe que ela seja destruída, colocando torres e mexendo nas suas unidades. Até aí nada de novo, mas como estamos falando de VR, você controla suas tropas de dentro dessa base. Você pode andar pelo salão controlando um robô, para que ele organize e ajude as tropas a destruir os inimigos, e quando sua base recebe um tiro, você 0 sente! Sim, você SENTE! Ao olhar para cima verá o teto caindo, olhando para os lados verá as paredes tremendo e começará a cair poeira na sua mesa de controle. Você corre, e mais tiros são disparados. Tudo treme, tudo gira e quando sua base é destruída, vê os pedaços dela caindo sobre você. Começa a sentir-se enterrado em destroços e depois olha para o lado e vê “Game Over”.
Jogar pela primeira vez um game completo usando vários recursos da tecnologia de VR, foi incrível. Isso abre a mente para uma nova gama de possibilidades que podem ser desenvolvidas. Com certeza devemos ter no momento muitos desenvolvedores de games pensando em como revolucionar a indústria através dessa nova tecnologia.
A Nvidia já está pronta para dar o suporte para que mentes criativas utilizem essa nova tecnologia através do endereço https://developer.nvidia.com/virtual-reality-development. É possível baixar tudo que é necessário para aprender e já começar a criar seu mundo VR.
O jogo foi apresentado utilizando a VS 1.0 do Oculus Nvidia e uma GeForce GTX série 900 como hardware, para o desenvolvimento foi utilizado a Unreal Engine com Oculus SDK 0.7.
A previsão de lançamento oficial do kit é para o primeiro trimestre de 2016. Vamos esperar ansiosos pelo o lançamento e acompanhar todas as novidades.