Olá pessoal! Depois de uma semana fora (sorry) voltamos com mais um grande anime! Charlotte é o anime mais recente que já falei aqui. Sério, terminou no sábado passado! E falo sem medo que é o melhor dessa temporada, provavelmente o melhor do ano!
Charlotte é um desses raros animes completamente originais, não vem de um mangá ou uma light novel nem de lugar nenhum. Produção do excelente estúdio P.A.Works a história foi concebida por Jun Maeda (que fez a música do sensacional Clannad) e o anime foi dirigido por Yoshiyuki Asai.
O plot é bem interessante, se passa numa versão do mundo real onde alguns adolescente desenvolvem super poderes. Esses poderes são bem variados e cada um desenvolve apenas um poder e o poder some assim que eles entram na fase adulta. Acontece que normalmente esses poderes são imperfeitos, como – por exemplo – super velocidade mas sem controle, ou ficar invisível mas apenas pra uma pessoa. Por conta de terem esses poderes os adolescentes são muitas vezes perseguidos por governos e instituições pra passarem por testes científicos e também, dependendo do poder, podem ser um risco para outras pessoas, razão porque um grupo de estudantes procura e recolhe esses adolescentes em uma escola especial só para pessoas com poder. A história vai ficando cada vez mais complexa e existem várias reviravoltas até o final.
O personagem principal é Yuu Otosaka, um adolescente charlatão e trapaceiro que possui o – aparentemente irrelevante – poder de possuir uma pessoa pelo período de 5 segundos, sendo que ele mesmo desmaia enquanto faz a possessão. Ele utiliza esse poder pra sacanear as pessoas que não gosta e se beneficiar na vida. Mora junto com sua irmã mais nova, Ayumi, uma energética pré-adolescente, muito ligada ao irmão. No meio de uma de suas trapaças Yuu é pego por Nao Tomori e Jojiro Takajo, dois membros do conselho estudantil da Academia Hoshinoumi, a tal escola para super dotados. Eles são responsáveis por coletar os adolescentes com super poder e não só fazem isso com Yuu como o obrigam a também ser parte do conselho. A partir daqui qualquer coisa que eu contar será um spoiler e fará perder a força da história, portanto, se quiserem saber mais, assistam!
Mas posso acrescentar que o tom da história, que começa muito leve, fica realmente pesado com o tempo e vocês vão desacreditar de algumas decisões do roteiro (não para o mal). Yuu cresce muitíssimo como personagem e dá pra considerá-lo com um dos excelentes personagens recentes de anime. Todo o grupo de coadjuvantes é muito bem desenvolvido, assim como suas relações. A animação é de altíssima qualidade e as cenas de luta (que não são muitas) são complexas e bem executadas.
Se você quiser ver um anime desse ano, um só, esse anime é Charlotte! Vocês acharão os 13 episódios na Crunchyroll (aqui). Um mangá adaptando o anime começou a ser publicado no Japão em Setembro, mas apenas um volume saiu até agora.
Não costumo comentar nada sobre isso, mas Charlotte tem uma excelente música de abertura, assim como todo o restante da trilha sonora, vale a pena dar uma ouvida, a música de abertura está aí embaixo.
Dicas já Publicadas
Dica de Anime 02 – Hitsugi no Chaika
Dica de Anime 03 – Suki-tte ii na yo (say I love you)
Dica de Anime 04 – Akame ga KILL!
Dica de Anime 05 – Mahouka Koukou no Rettousei
Dica de Anime 07 – Onegai Teacher
Dica de Anime 08 – Bugaku Shoujo
Dica de Anime 09 – Tonari no Kaibutsu-kun
Dica de Anime 10 – Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!
Dica de Anime 11 – Sword Art Online (1ª temporada)
Dica de Anime 12 – Toaru Hikuushi e no Koiuta
Dica de Anime 13 – Trinity Seven
Dica de Anime 14 – Great Teacher Onizuka (GTO)
Dica de Anime 15 – Magi: The Labyrinth of Magic