Caros Leitores Nerds aficcionados!
Hoje eu venho explicar algumas coisas sobre a cronologia histórica de todo o material visual que temos sobre o psiquiatra psicopata mais genial e idolatrado na história: Hannibal Lecter.
Apenas contextualizando a todos, Hannibal Lecter é um personagem fictício interpretado por três atores diferentes em um único contexto: Manipulação, Sociopatia e Psicopatia. Tudo isso misturado a uma pitada maravilhosa de canibalismo. -n
Então, “meio parecido” com a quebra que tivemos em Star Wars, a ordem de lançamento dos filmes / série é diferente da Ordem Cronológica de acontecimentos as quais devo dizer que fica muito mais apetitoso. (Leia com um pouco de humor ácido). Pra você que tem um leve fascínio pelo funcionamento da mente humana, me acompanhe agora nas próximas linhas e prepara a pipoca (ou não) para passar um final de semana de arrancar os rins!
Tudo começa em Hannibal A Origem do Mal (Do Original: Hannibal: Rising) onde podemos acompanhar a trajetória desde infância até a fase adulta do nosso querido Lecter e entender o que o levou a ter uma mente tão “cruel”. (Entre aspas mesmo, porque passar por tudo que ele passou é realmente desconcertante para qualquer pessoa). O filme é de 2007 e tráz nosso Gaspard Ulliel como o adolescente Lecter.
E é aqui onde tudo fica confuso, pois o mais novo lançamento sobre o assassino é também o que retrata sua vida pessoal e profissional de quando era um psiquiatra renomado. Estou falando sobre Hannibal a série. Produzida pela Rede de TV NBC, teve sua data de estréia em 2013 e concluiu sua terceira e última temporada agora em 2015. Tráz em seu elenco Mads Mikkelsen como Hannibal Lecter, Hugh Dancy como Will Grahan e Caroline Dhavernas como Alana Bloom. Aqui a história é intermediada entre A origem do Mal e Dragão Vermelho.
Finalmente chegamos em Dragão Vermelho (Red Dragon). O filme foi lançado em 2002 e trata-se de um Remake de Manhunter (terror de 1986) baseado no livro o Dragão Vermelho de Thomas Harris. Aqui temos o início da saga de Agentes Especiais do FBI indo de frente contra grandes criminosos psicopatas com ajuda de Hannibal, que aparece mais como mentor desses agentes, usando de artimanhas e jogos perigosos para “Ver o que vai dar”. Dá continuidade a série, trazendo o consagrado Anthony Hopkins ao papel de Dr. Hannibal e Edward Norton como Will Grahan.
E então, chegamos ao clássico terror de 1991. O silêncio dos Inocentes (The Silence of the Lambs) baseado no romance de Thomas Harris de 1988. Dessa vez, acompanhamos a história de Clarice. Uma jovem agente do FBI que é “usada” por seu superior para ganhar a confiança de Lecter para ajudar a investigar um caso de desaparecimento e assassinato de jovens mulheres acima do peso.
Temos novamente (ou previamente já que foi o primeiro filme lançado) Anthony Hopkins como Hannibal Lecter e Jodie Foster como Clarice Starling rendendo a atriz um Oscar como melhor atriz principal.
Encerramos a cronologia em Hannibal de 2001. O filme carrega o sobrenome do nosso maravilhoso psico-atormentado canibal, com as cenas mais marcantes da saga até então. Trazendo de volta ao elenco Anthony Hopkins e dando lugar a Julianne Moore ao papel de Jodie Foster 10 anos após os ocorridos de Silêncio dos inocentes.
Para fãns dos filmes de investigação e suspense baseado em serial killers, a história de Hannibal Lecter é uma das mais fascinantes e geniais. O que torna tudo ainda melhor.
Me contem depois o que acharam?