Voltamos essa semana com um dos títulos mais fantásticos e influentes de todos os tempos! Great Teacher Onizuka, popularmente conhecido como GTO é anime de 43 episódios (foi ao ar entre 1999 e 2000) baseado no mangá arrasa quarteirão de Tohru Fujisawa. Falo sem medo que GTO é facilmente o anime mais famoso que indiquei por aqui até hoje. E sua fama é plenamente justificada, a obra é simplesmente fantástica! O mangá foi publicado entre 1997 e 2002 e rendeu diversas adaptações, primeiro em dorama em 1998 (em 13 episódios), depois um filme live action em 1999, o anime, outro dorama com uma temporada em 2012 e com outra em 2014 (25 episódios no total) e mais um dorama de 4 episódios em Taiwan. Além disso o mangá tem alguns spin-offs de sucesso. Vamos nos focar aqui, obviamente no anime, mas também falarei um pouco dos doramas.
GTO conta a história de Eikichi Onizuka, um ex-líder de gangue, lendário no submundo de Tóquio, que resolveu fazer faculdade e se tornar professor. Assim que se forma, com 22 anos, Onizuka arruma um emprego em uma escola com a intenção de arrumar uma “noiva adolescente”. Acontece que é atribuída a ele a pior sala do colégio, onde nenhum professor consegue ficar por mais de alguns dias, cheia de marginais e alunos de personalidade duvidosa. O que torna GTO uma obra tão memorável é que Onizuka é um dos melhores protagonistas da história dos animes, é um personagem incrível, totalmente maluco, age quase sempre na ilegalidade, tem algumas intenções muito reprováveis, mas tem um coração gigante e acaba realmente se tornando um professor fantástico! A obra acompanha essa evolução e como Onizuka aos poucos conquista a turma e arruma a vida de todos eles, um por um, algumas vezes por meios escusos, mas sempre por se importar verdadeiramente com aquelas crianças que os outros professores enxergam como casos perdidos.
GTO é uma obra imensamente popular, mas acredito que ela me toque particularmente por eu ser também professor (quando vi o anime pela primeira vez eu estava na faculdade e acredito que aprendi muita coisa com Onizuka) e entender esse olhar diferenciado e carinhoso por alunos que parecem perdidos e a satisfação que é colocá-los de volta no rumo, ajudá-los a encontrar seu caminho.
Da maneira que eu descrevi o anime pode parecer que GTO é um drama, mas não é bem assim. Os elementos dramáticos são bem frequentes, mas a comédia é mais presente e é de alta qualidade, tudo aqui é muito engraçado e Onizuka parece ter uma capacidade sobre-humana de arrumar confusões e de sair delas das maneiras mais estranhas.
O anime está completo na Crunchyroll (veja aqui) e é obra obrigatória pra qualquer fã (talvez um dos meus 10 ou 15 favoritos de todos os tempos) e lá também encontramos o dorama de 2012/2014 (aqui) e a versão de Taiwan (aqui). Não vi a versão taiwanesa, mas recomendo seriamente ambos os doramas japoneses, o original e o de 2012! O de 1998 é considerado por muitos a versão definitiva da obra e o ator Takashi Sorimachi ficou marcado pra sempre como Onizuka! Já o dorama de 2012/2014 é mais extenso e a qualidade é do mesmo nível! O cantor Akira interpretou Onizuka aqui e fez um trabalho sensacional! Há muitas diferenças dos dois doramas pro anime (principalmente o de 2012) então vale a pena ver as duas obras, mas ainda assim eu recomendo começar com o anime.
Takashi Sorimachi como Onizuka na primeira versão do Dorama (1998)
Akira como Onizuka na segunda versão do dorama (2012/2014)
Sexta que vem voltamos com outra indicação muito especial! Até!
Dicas já Publicadas
Dica de Anime 02 – Hitsugi no Chaika
Dica de Anime 03 – Suki-tte ii na yo (say I love you)
Dica de Anime 04 – Akame ga KILL!
Dica de Anime 05 – Mahouka Koukou no Rettousei
Dica de Anime 07 – Onegai Teacher
Dica de Anime 08 – Bugaku Shoujo
Dica de Anime 09 – Tonari no Kaibutsu-kun
Dica de Anime 10 – Chuunibyou Demo Koi ga Shitai!
Dica de Anime 11 – Sword Art Online (1ª temporada)