Jogador Número Um | Review

O livro Jogador Número Um, escrito por Ernest Cline, ambienta-se em um cenário futurista, onde há uma crise de energia e pobreza.

Avanços tecnológicos possibilitaram uma imersão virtual nunca vista e o mundo todo está conectado nessa realidade. Imagine se a internet fosse moldada de forma tangível em realidade virtual. Este é o OASIS.

Com a situação cada vez mais degradante e difícil na realidade, o mundo migra para se refugiar e viver no OASIS: comércio, educação, entretenimento, viagens, e todo tipo de coisas rapidamente migraram para suas versões virtuais, onde é mais barato fazer comércio, mais opções e liberdade.

O que acontece quando um dos dois fundadores desta realidade morre e lança como testamento, um vídeo para todos os usuários do sistema, em que ele diz ter escondido em seu universo virtual sua fortuna de 240 bilhões de dólares e que quem encontrar seu “ovo”, herdará sua fortuna?

O mundo fica em polvorosa e a maior caça ao tesouro tem início. Em um tema de ficção científica misturado com saudosismo dos anos 80, onde incontáveis referências e homenagens à filmes, jogos, seriados, músicas e acontecimentos da época são recriados e retratados no mundo virtual. O falecido era obcecado por tal período e queria que todos partilhassem de seus gostos. Assim, moldou seu universo e suas memórias e desafios baseados neste período.

É interessante ver o passado sendo recriado e revivido num futuro onde as possibilidades são enormes. A ambientação retrô é bem rica e retratada com muitos detalhes, além do apelo “nerd e geek”. Este livro será uma ótima pedida aos que gostam de jogos e sua história desde seu princípio. Fazer um retrospecto às raizes e aos pilares que ergueram este vasto mercado é algo bem legal.

O conflito entre realidade e ilusão do virtual é outro ponto notável deste livro, em que aponta diversas problemáticas reais deste dilema e dualidade.

Portanto, não perca mais um título recomendado aqui!

Espero que leiam e gostem!

Nerd: Guilherme Vares

Formado em Ciências da Computação e Pós em Jogos Digitais, aspirante à Game Designer, tendo Rpg e boardgames injetados diretamente na veia, adepto de jogos em geral e voraz consumidor de livros, séries e filmes.

Share This Post On