Quando se trata de um novo mundo, este livro de Leigh Bardugo se destaca. O mundo dos Grisha tem por base a interação de seres que nasceram com certos dons que são chamados de pequena ciência.
A história é narrada por Alina Starkov (a autora decidiu usar nomes russos, porém a história não tem nada da cultura deste povo, a não ser os nomes das pessoas e dos lugares) uma órfã de guerra que cresceu sem saber dos seus poderes. A forma com que a descoberta é feita vocês, terão que descobrir, mas posso adiantar que será muito intrigante. A escrita é de fácil interpretação, mas nem por isso deixa a história menos interessante.
O livro ganhou uma ótima edição tendo folhas grossas e amareladas, que ajudam no descanso dos olhos na hora da leitura. O primeiro livro da trilogia este, é como a abertura para um mundo, pois são deixadas várias questões no ar, e com isto necessitando de uma continuação que já foi lançada em inglês. O modo como a autora tratou da hierarquia, dividindo os chamados Grisha por classes e tipos diferentes mostra o cuidado que ela teve na construção da histórias.
Pode-se definir como uma literatura para jovens e adultos, onde são discutidos temas que devem ser observados com um olhar mais atento. Se eu fosse pontuar de 0 a 100, daria cerca de 85 para a obra, considerando-a uma leitura rápida e de entretenimento.