Book Lovers | Quem são? Ondem vivem? O que comem?

Eu tinha nove anos quando meu pai resolveu me dar um presente que ele gosta de chamar de “arregalador de olhos” (tô nem brincando, ele chamou assim mesmo).

Qual era o presente? Um livro. Uma História Por Noite era o nome dele e eu me lembro de ter achado o título um absurdo, porque como alguém se atreve a dizer que eu só posso ler aquilo de noite? Mas o ponto é que daí em diante começou a minha paixão/obsessão por livros. Aos doze anos cruzei com a palavra book lover e acabei descobrindo que eu era uma depois de ler um texto com a esta expressão como título. Me lembro que o texto não falava muito bem desta espécie de malucos; dizia que livros diminuíam a interatividade social das pessoas e limitavam o relacionamento com os familiares (imagine o que o texto diria dos tech lovers).

Estive pensando neste texto durante algumas semanas e me lembrei da forma como ele era escrito; como se estivesse sendo redigido por um antropólogo ou cientista que descobriu um nova cultura de uma nova espécie. E decidi responder à ele, mesmo sem saber quem escreveu e sem me lembrar de onde o encontrei. Mas aqui vai a resposta ao senhor anônimo:

A primeira coisa se é preciso saber sobre esta espécie de malucos é:

Não tente convencê-los de que eles não precisam de mais livros.

Tentar me convencer de que não preciso de mais um livro

Existem relatos de como a espécie reage ao ouvir algo do tipo “Mas você já tem tantos. Nem leu todos e já quer mais um?“. Sorrisos psicóticos e risadas maníacas são uma constante resposta à pergunta.

 

Não tente conversar com os spécimens se eles estiverem lendo.

Algué tenta tirar minha atenção enquanto leio

Segundo estudos, isto pode causar uma série de reações estressadas e apáticas, como: suspiros frustrados, manifestações de raiva através de gestos inadequados e constante impaciência, demonstrada através de tics como: balançar a perna nervosamente e batucar os dedos na perna/mesa.

 

NUNCA.em.hipótese.ALGUMA. dobre a capa do livro na frente de um deles

Alguma pessoa está lendo no metrô ônibus e dobra a capa do livro spécimen demonstra as seguintes emoções quando apresentados à situação: neutralidade > incredulidade, como representado na gif acima> frustração. Em alguns casos mais raros, apresentam expressões de dor e até mesmo interveem na leitura de outra pessoa para fazê-lo segurar o livro direito.

 

Seu habitat natural se parece mais com um sebo

stashSão capazes de acumular quantidades enormes de livros, que são cuidadosamente empilhados ou enfileirados em prateleiras ou armários ~ou nem tão cuidadosamente assim~

 

Se apaixonam por personagens fictícios

Você se apaixona por personagens dos livrosVocê se apaixona por personagens dos livros2

 

 

 

 

 

 

 

 

Eles são capazes de desenvolver sentimentos amorosos por personagens e pensam que não há nada de estranho nisso.

 

Alguns mantém segredo sobre livros que leram

Guilty pleasureÉ o que decidimos chamar de guilty pleasure. A maioria desta espécie já leu um livro que gostou, mas tem vergonha de admitir, porque é considerado ruim pela sociedade no geral.

 

Demonstram fortes emoções quando terminam de ler

Terminar de ler um livroEsta espécie demonstra grandes emoções quando acabam de ler uma trilogia ou série. O fim do ciclo pode deixá-los em um estado de depressão pós leitura, Este estado só pode ser curado com outro livro.

 

Amam livros em promoção

Promoção de livrosEstudos comprovam: se você disser “Os livros na loja tal estão em promoção”, esta espécie terá uma reação parecida com a da gif acima.

 

Não emprestam livros

bookloverSe você não matem um relacionamento próximo ou nunca viu o indivíduo da espécie, nem tente pedir um livro emprestado.

Mas se te emprestar, é porque te ama MUITO

lendingbooks

 

CONCLUSÃO

A leitura pela leitura existe e sempre existiu, mas há uma diferença entre apenas ler e ser apaixonado pela leitura, e isto é o que define um booklover, entre tantas outras coisas. Eles costumam ser amigos indispensáveis e com certeza te dirão um trecho ou outro tirado de algum livro que ele leu quando você for pedir por algum conselho.

P.S: se você se identificou com pelo menos dois itens acima, parabéns, você é um deles.

That’s all folks 😉

Nerd: Beatriz Napoli

Devoradora de livros, publicitária apaixonada, tem dois pés esquerdos e furtividade 0 para assaltar a geladeira de madrugada. Se apaixona por personagens fictícios com muita facilidade, mas não tem dinheiro para pagar o psiquiatra que obviamente precisa.

Share This Post On