Gatos Guerreiros

Uma das poucas coisas que salvaram minhas visitas a Bienal do Livro deste ano foi a série de livros Gatos Guerreiros. Após horas e horas lutando para me locomover naquele mar de gente, cheguei na editora Martins Fontes e dei de cara com essas belezinhas:

Crazy Cat Lady que sou, logo fui conferir o que era. O livreiro foi extremamente atencioso e me contou toda a história dos livros que são um sucesso na Europa e nos EUA (dando até alguns spoilers, haha!), me explicando quem eram os gatos guerreiros, o que eram seus clãs e me encantando a cada palavra. Ele nem precisava ter se esforçado tanto, a compra já estava garantida só pelas capas! Hahaha! Enfim, saí de lá com o primeiro livro da série, Na Floresta.

Ferrugem é um gatinho de gente: ração no comedouro, caixinha de areia e vida mansa. Mas não por muito tempo. A vida que leva não é o bastante para Ferrugem que, numa noite, atraído pela floresta atrás de um camundongo, acaba encontrando com alguns gatos selvagens que o ensinam um pouco sobre a existência dos clãs dos gatos selvagens e o convidam para fazer parte do Clã do Trovão. Não é comum os clãs fazerem esse tipo de oferta para gatos domésticos, mas os tempos são outros e eles precisam de novos guerreiros. Ferrugem não oferece muita resistência em abandonar a vida confortável com seus “donos” para se juntar ao clã e suas dificuldades e obrigações.

Ao chegar ao clã e virar um aprendiz de guerreiro, Ferrugem deixa de ser o gatinho de gente para ser Pata de Fogo, com a honra de ser treinado pela líder do grupo, Estrela Azul. Com o tempo, Pata de Fogo percebe que a fome e a escassa caça não são os únicos problemas para os clãs: algo terrível está começando a acontecer. O Clã do Vento sumiu misteriosamente e o Clã das Sombras parece ser a principal peça desse mistério. E, segundo dizem as estrelas, apenas o Fogo poderá salvar o clã do Trovão. Hmmm.

No total, são quatro clãs: Clã do Trovão, Clã das Sombras, Clão do Vento e Clã do Rio. Cada clã (ou melhor, os com gatos suficientes para isso) possui sua hierarquia formada por Líder, Representante, Curandeiro, Guerreiros, Aprendizes, Rainhas e Anciãos. Pata de Fogo é o nome de Aprendiz de Ferrugem. Conforme vão subindo na Hierarquia, recebem novos nomes e novas ocupações.

Quando comecei a ler, me desesperei. Era gato amarelado pra lá, Pata de Fogo, Nevasca, Folha manchada, Estrela Azul, gato atartarugado… Phfeew! Achei que nunca ia decorar quem era quem no meio dessa gataiada. Mas com o tempo me surpreendi quando vi que tinha decorado facilmente os traços físicos e a aparência de cada personagem, que são distinguidos por personalidades marcantes. É muito interessante como os aspectos felinos foram preservados na narrativa, tornando a histórias e os gatos guerreiros quase reais em nossa imaginação.

Mesmo sendo uma literatura Infanto-Juvenil, não é nada infantil. A leitura é deliciosa e fluente, detalhada na medida certa e cativante. O arco que estou lendo é formado por seis livros, mas a série compleeeta, completa tem cerca de 45 livros (entre guias, mangás, edições especiais…). Isso mesmo. Juro que não tô mentindo, taí pra vocês verem!

Além da série Warriors, Erin Hunter também escreve a série Seekers (que tem ursos como protagonistas) e Survivors (cachorros lindos e capas lindas e aaah já tem uns 6 livros também), que podem ser conferidos no Site. O site da série é recheado de conteúdos muito legais para os leitores, desde mapas dos territórios, hierarquias dos clãs, screensavers, jogos… Não entrei em muitos detalhes porque ainda estou no primeiro livro e não quero spoilers, e o fofo do site nos avisa quando o conteúdo pode estragar a surpresa da leitura.

E agora, algo que explica toda essa montoeira de livros: Erin Hunter é, na verdade, um pseudônimo que oculta SEIS mulheres! São elas Victoria Holmes, Cherith Baldry, Kate Cary, Tui Sutherland, Gillian Philip e Inbali Iserles, todas especialistas em escrever livros para crianças.

Até que os livros não são caros, cerca de R$17 cada aqui no Brasil. Quero muito um dia conseguir ler todos os arcos e a série Survivors também. Mas a história de Ferrugem é certeza que vou continuar o mais rápido que puder. Não resisto a gatinhos, ainda mais uns tão valentes com uma história tão envolvente para nos contar! Por aqui, a editora Martins Fontes já lançou os seis livros! 🙂

Nerd: Evelyn Trippo

I just have a lot of feelings, e urgência em expressá-los. Tradutora (formação e profissão), aspirante a escritora e estudante de projetos em games. Pára-raio de nerds, exploradora de prateleiras em sebos e uma orgulhosa crazy pet lady.

Share This Post On