Top 25 músicas de amor – parte 2 (do 20 ao 16)

Hoje continuaremos nossa jornada rumo à maior música de amor de todos os tempos (só as gringas, brasileiras terão outra lista). Antes de lerem esse post vejam o anterior com o começo da lista. É só clicar aqui.

 

20 – Harvest Moon (Neil Young)

Compositor: Neil Young
Álbum: Harvest Moon
Ano de Lançamento: 1992

Já falei desta música na Awesome Mix que fiz do Neil Young, mas não custa repetir, uma belíssima balada, composta por um Neil já experiente, é das mais bonitas canções de amor de todos os tempos. Aqui temos um apaixonado, derramando seu amor por alguém que ele perdeu. É até curioso, pois os compositores tendem a colocar uma pitada (ou muito mais) de raiva em músicas sobre relacionamentos terminados e Young escolheu não fazê-lo, mostrando um apaixonado saudosista. O instrumental e a voz, suaves, completam a perfeição dessa balada sutil.

“Because I’m still in love with you
I want to see you dance again
Because I’m still in love with you
On this harvest moon”

 

19 – Georgia on my Mind (Ray Charles)

Compositores: Hoagy Carmichael e Stuart Gorrell
Álbum: The Genius Hits the Road
Ano de Lançamento: 1960

Este famoso standart foi composto em 1930 por Carmichael e Gorrell e é uma das canções mais regravadas de todos os tempos. O próprio Charmichael, acompanhado de sua orquestra, gravou a versão original e durante as décadas ela recebeu homenagens de artistas do calibre de Louis Armstrong, Ella Fitzgerald, James Brown, Billie Holiday, Jerry Lee Lewis, Tom Jones, Van Morrison, Coldplay, Arturo Sandoval, Willie Nelson (provavelmente a segunda melhor versão, no sublime álbum Stardust, sobre o qual falaremos mais tarde), Bing Crosby, entre outros. Mas a versão definitiva foi a dada por Ray Charles em 1960.

Esta versão do Gênio é tão definitiva que muita gente acha que a música é dele e poucas outras canções tem tamanha identificação com um artista como esta. Outra canção que trata da saudade de uma amada já no passado, possui uma letra bem simples que é totalmente valorizada por um instrumental robusto e uma das maiores interpretações vocais de todos os tempos. É difícil não se entregar à canção já nos primeiros versos quando Ray diz, claramente dolorido, “Just an old sweet song / Keeps Georgia on my mind“.

É importante lembrar que esta canção acabou tendo importância histórica na luta por direitos civis e combate à segregação nos EUA. Ray foi proibido por décadas de cantar no estado da Georgia, por se recusar a fazer um show onde negros e brancos eram separados em setores na platéia. Anos mais tarde o estado retirou a proibição, pediu desculpas ao artista e adotou a versão de Ray para a canção como hino oficial da Georgia.

 

18 – They Can’t Take That Away from Me (Ella Fitzgerald & Louis Armstrong)

Compositores: George Gershwin e Ira Gershwin
Álbum: Ella and Louis
Ano de Lançamento: 1956

Outro standart (eles aparecerão na lista toda), desta vez da maior dupla de compositores da música americana, Ira e George Gershwin. Ella e Louis gravaram várias músicas desta dupla, uma gravação melhor do que a outra, mas esta é a melhor de todas (destaco também Let’s Call the Whole Thing Off e Our Love is Here to Stay).

A gravação original foi feita por Fred Astaire em 1937, no filme Shall We DanceBillie Holiday, Charlie Parker, Frank Sinatra, Sarah Vaughan, Shirley Bassey, Tony Bennett, Rod Stewart e Brian Wilson foram alguns dos maiores nomes a regravá-la. Mas a melhor versão é esse duo sensacional de Ella e Louis. A combinação da voz perfeita e melodiosa de Ella e da voz rasgada, falha e marcante de Louis, acompanhada pelo instrumental sensacional liderado pelo trompete perfeito de Louis, tudo nesta gravação brilha e se destaca. A letra da música talvez se destaca ainda mais, todo o talento de Ira Gershwin, talvez o maior de todos os letristas, aparece claramente aqui, ele consegue deixar a expressão do amor clara ao citar pequenas coisas cotidianas, é uma obra-prima.
“The way you wear your hat
The way you sip your tea
The memory of all that
No they can’t take that away from me

The way your smile just beams
The way you sing off key
The way you haunt my dreams
No they can’t take that away from me”

 

17 – Every Breath You Take ( The Police)

Compositores: Sting e Andy Summers
Álbum: Synchronicity
Ano de Lançamento: 1983

Esse é um caso muito curioso, um dos maiores sucessos do The Police, sempre foi vista como uma bela declaração de amor, de um amado que não consegue viver longe da mulher, mas na verdade, nas palavras do próprio Sting, é uma canção sobre um maníaco totalmente obcecado por uma mulher e que fica observando tudo que ela faz. Na verdade nada romântica né? Mas como na arte, qualquer arte, o que o artista quis dizer com sua obra pouco importa, importando sim as interpretações feitas pelos leitores (no caso os ouvintes), ela continua sendo uma belíssima canção de amor!

Every breath you take
Every move you make
Every bond you break
Every step you take

I’ll be watching you

(melô do stalker)

 

16 – Stardust (Willie Nelson)

Compositores: Hoagy Carmichael e Mitchell Parish
Álbum: Stardust
Ano de Lançamento: 1978

E pra terminar a lista de hoje, outro standart! Stardust tem mais de 1500 gravações conhecidas, sendo uma das músicas mais regravadas de todos os tempos. A primeira gravação é do próprio Charmichal (também autor de Georgia on my mind) em 1927, ainda sem letra. De todos os covers, o mais famoso é o de Nat King Cole e é este que a maioria das pessoas escolheria, mas eu gosto muito mais da versão delicada de Willie Nelson, gravada para o álbum de mesmo nome em 1978. Nelson não gravou a letra toda da canção, apenas a segunda metade, mas isso foi uma escolha acertada, já que ficou ainda mais romântica sua interpretação. a letra é uma preciosidade e fala novamente da saudade de um tempo melhor, onde os amantes ainda estavam juntos.

Sometimes I wonder why I spend
The lonely night dreaming of a song
The melody haunts my reverie
And I am once again with you

 

Nerd: Arthur Malaspina

Arthur Malaspina é professor de português, nerd irrecuperável e humorista ocasional. Também não consegue se manter longe de discussões, seja na vida real, seja na internet. Tem opinião formada sobre praticamente tudo no mundo... mas não se preocupem, fica mais legal com o tempo. Co-proprietário do blog Han Atirou Primeiro (hanatirouprimeiro.blogspot.com.br). Twitter: @arthurskywalker

Share This Post On