Um Lugar Chamado Notting Hill é uma comédia romântica lançada em 1999 (considerada uma das melhores safras do cinema), dirigido pelo saudoso Roger Michell (infelizmente, morreu em 2021, no auge da pandemia), escrito por Richard Curtis (também escreveu o roteiro de Quatro Casamentos e um Funeral).
Na trama, a maior estrela do cinema, Anna Scott (Julia Roberts, em um dos seus papéis mais conhecidos) entra em uma livraria simples no bairro de Notting Hill, em Londres, ela conhece e se apaixona pelo dono da livraria, o homem comum Will (Hugh Grant), ambos se apaixonam, mas como manter um relacionamento com a maior estrela do cinema?
Além do romance em si, Um Lugar Chamado Notting Hill traz situações cômicas e até bizarras, mas é importante dizer que se trata de uma fantasia, que faz com que o espectador possa sonhar, acreditar, além de ser totalmente deliciosa de se ver.
Há momentos preciosos, como o estranhamento dos primeiros encontros, as piadas com a indústria de cinema, mas a graça está em momentos mais simples, como os jantares em família.
Mas Um Lugar Chamado Notting Hill não seria o mesmo sem a maravilhosa química entre Julia Roberts e Hugh Grant e não é exagero que este é dos melhores casais do cinema, mas o elenco ainda conta com nomes como Spike, vivido por Rhys Ifans, o colega de casa de Will, que funciona como alívio cômico, além de uma ponta de Alec Baldwin, como o namorado de Anna Scott.
E outra coisa que tornou este um filme de sucesso foi a parte musical. Além da trilha incidental, há músicas queridas até hoje, como She, do Elvis Costello, e You’ve Got Away, da Shania Twain.
O longa é uma graça, se tornou um jovem clássico do cinema e abaixo relembramos 16 curiosidades sobre esta comédia romântica:
- Estreou nos EUA dia 28 de maio de 1999 e, no Brasil, dia 30 de julho de 1999;
- Julia Roberts foi a única escolha dos produtores, mas eles achavam que ela negaria;
- A decisão de escalar Hugh Grant como William Thacker foi unânime
- Mischa Barton aparece como a atriz infantil que Will pretende entrevistar;
- Julia Roberts ganhou 15 milhões pelo filme;
- A casa de porta azul onde William mora é uma verdadeira residência; já pertenceu ao roteirista deste filme, Richard Curtis;
- A parte em que Anna Scott repreende os clientes do restaurante não estava no roteiro;
- Muitas das tomadas de Julia Roberts usadas nos créditos de abertura vieram do seriado Entertainment Tonight (1981);
- A cena no telhado em que William e Anna praticam suas falas para o filme submarino foi encurtada e editada para remover alguns palavrões de Anna que teriam impedido uma classificação PG 13. A cena estendida está no DVD;
- Ao longo do filme, Anna nunca diz o nome de William, nem durante uma conversa, nem quando se dirige a ele diretamente;
- Segundo Richard Curtis, Anna Scott era um híbrido entre Grace Kelly e Audrey Hepburn;
- Richard Curtis escolheu Notting Hill como cenário do filme porque morava lá e conhecia a área;
- As cenas internas foram as últimas a serem filmadas;
- Hugh Grant e Hugh Bonneville se reuniriam anos depois em Paddington 2;
- Está disponível em 3 serviços de streaming: Star+, Prime Video e Telecine;
- Foi um sucesso de público e crítica: custou 42 milhões, faturou 116 só nos EUA, mais 247 no mundo inteiro, totalizando, 363 no mundo inteiro, além de ter aprovação de 84% entre a crítica especializada.
Posts Relacionados:
Haikyu!! The Dumpster Battle é Uma Jornada Que Excede Expectativas
Jardim dos Desejos: Uma Intrigante História de Redenção e Segredos Ocultos
Imaculada: O Lado Oculto dos Conventos Revelado em um Thriller Envolvente
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: