Meninas Malvadas é um filme de comédia, lançado em 2004, que chegou praticamente sem fazer muito barulho, mas não demorou para se tornar um jovem clássico do cinema, querido por muitos, sendo um sucesso de público e crítica.
É dirigido por Mark Waters (de Sexta-Feira Muito Louca) e com roteiro da Tina Fey, que, aqui neste filme, também interpreta a professora.
Na trama, a jovem Cady Heron (Lindsay Lohan) volta da África onde passou uma temporada com os pais. De volta aos EUA, ela se matricula em uma escola, se infiltra no grupo das patricinhas, lideradas por Regina George (Rachel McAdams), o grupo também conta com Gretchen (Lacey Chabert) Karen Smith (uma então estreante Amanda Seyfried).
Cady arma um plano contra elas junto com os rejeitados Janis (Lizzy Caplan) e Damian (Daniel Franzese) para separar o grupo e causar a discórdia entre elas. Porém, tudo dá errado, tanto Cady como todos em volta, sofrem as consequências.
Hoje em dia, sabe-se que este é um filme querido e elogiado por muitos, mas, antes da estreia, foi difícil de ser vendido, já que a indústria o via como um “filme de menina” e como não tinha nenhuma estrela no elenco (a maioria seria famosa anos depois), muitos torciam o nariz de antemão.
Mas foi só começarem a sair as primeiras críticas e o filme estrear, que todos puderam ver: Meninas Malvadas é um excelente filme, que diverte muito e ainda faz pensar, já que há diversas metáforas sobre empoderamento feminino, a vida em sociedade, as ditas “panelinhas” na escola e a pressão social pela perfeição.
Tudo isso é a sintonia perfeita entre a boa direção de Waters, o roteiro afiado de Tina Fey e o seu maravilhoso elenco. Um dos melhores da década de 2000: Lindsay Lohan, vinda do sucesso de Sexta-Feira Muito Louca, estava no seu auge e em uma carreira de altos e baixos, este é o seu melhor papel.
Tina também interpreta a professora e sua grande amiga, Amy Poehler interpreta a mãe de Regina.
As então novatas Amanda Seyfried e Lizzy Caplan também fazem bonito aqui e estão com carreiras consolidadas até hoje: Amanda, no cinema e Caplan, na TV.
Mas a melhor personagem é mesmo a Regina George, vivida por uma icônica Rachel McAdams, que abraçou a personagem para si, a personagem mais querida de um filme que já é querido, não é à toa que até hoje são ditas frases clássicas e não é difícil de encontrar cosplays em eventos de cultura pop.
Meninas Malvadas é um grande filme, das melhores comédias dos anos 2000, um filme conforto para muitos e conheça abaixo 18 curiosidades sobre este jovem clássico:
- Estreou nos EUA dia 30 de abril de 2004 e, no Brasil, dia 09 de julho de 2004;
- Teve uma continuação, em 2011, que foi direto para home vídeo;
- Inicialmente, Lindsay fez teste para Regina George e Rachel, para Cady;
- A gíria “fetch” (abreviação de “fetching”) foi inventada por Tina Fey. Ela não queria usar uma expressão que os adolescentes realmente usam porque não queria que ficasse desatualizada mais tarde;
- Esta foi a estreia como roteirista de longa-metragem de Tina Fey;
- Amy Poehler, que interpreta a Sra. George, é apenas sete anos mais velha que sua filha na tela, Rachel McAdams;
- Este foi o primeiro papel de Amanda Seyfried no cinema;
- Rachel McAdams tinha, na verdade, 25 anos quando filmou este longa;
- Este filme quase ganhou uma classificação R por piadas e piadas explícitas e picantes, que foram posteriormente cortadas;
- Scarlett Johansson fez testes para o papel de Karen Smith;
- Este é o primeiro filme não-Disney que Lindsay Lohan estrela;
- Embora Tina Fey e Amy Poehler nunca tenham tido nenhum diálogo no filme, as duas atrizes/comediantes são, na verdade, melhores amigas na vida real;
- Rachel McAdams e Amanda Seyfried são os únicos membros do elenco principal indicados ao Oscar;
- Os fãs declararam oficialmente o dia 3 de outubro como o “Dia Nacional das Meninas Malvadas”. O sobrinho de Lacey Chabert nasceu neste dia;
- Blake Lively quase foi escalada como Karen Smith;
- Rachel McAdams e Amanda Seyfried estrelaram filmes baseados nos romances de Nicholas Sparks: Diário de Uma Paixão (2004) e Querido John (2010);
- Está acessível e disponível em 3 serviços de streaming: Netflix, Paramount+ e Telecine;
- Foi um sucesso de público e crítica: custou 17 milhões de dólares, faturou 86 nos EUA, 44 mundialmente, totalizando, 130 milhões arrecadados. E tem 84% de aprovação entre a crítica.
Posts Relacionados:
10 curiosidades sobre Closer – Perto Demais (2004)
12 curiosidades sobre O Estranho Mundo de Jack (1993)
12 curiosidades sobre Duro de Matar (1988)
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: