O Estranho Mundo de Jack é uma animação, lançada em 1993, dirigida por Henry Selick (que, anos depois, dirigiu Coraline em 2009), é baseado em um poema escrito por Tim Burton nos anos 1980 e Tim também trabalha na produção do longa.
Na trama, Jack é uma figura influente e importante na Halloween Town. Em um certo dia, ele acaba caindo na terra do Natal, fica completamente encantado com o que vê e resolve fazer um natal igual, mas dá tudo errado: eles sequestram o Papai Noel (o chamam de “Papai Cruel”) e entregam presentes assustadores às crianças. A única que havia alertado o Jack, confia nele e tem uma paixão secreta por ele, é a Sally, que vive uma relação abusiva com seu criador, aos moldes de Frankenstein.
O Estranho Mundo de Jack é dos filmes mais bonitos dos anos 1990. Seu visual em técnica de stop motion jamais envelhece e coloca no chinelo muito 3D por aí. A cena que Jack chega à terra do Natal, começa a cantar e se encanta com o que vê, é um vislumbre visual e permanece incrível, assim como o desfecho com o casal Jack e Sally com a lua de fundo. É simplesmente de encher os olhos.
Tudo isso é acentuado com a excelente trilha de Danny Elfman, causando a atmosfera lúdica, mas sombria ao mesmo tempo.
Não é bem uma animação para crianças, mas segue fascinante.
O elenco de vozes conta com o próprio Danny Elfman dublando Jack nas cenas de canto e Chris Sarandon nas cenas de diálogo, além de Catherine O’Hara (que já trabalhou com Burton em Os Fantasmas se Divertem) como a doce Sally.
Conheça abaixo 12 curiosidades deste clássico de natal muito querido, mas sombrio:
- Estreou nos EUA dia 29 de outubro de 1993 e, no Brasil, só um ano depois, dia 28 de outubro de 1994;
- Um grupo de cerca de 100 pessoas levou três anos para concluir este filme. Durante um segundo de filme, foram necessários até 12 movimentos de stop-motion;
- Originalmente, Sally deveria ter problemas para andar, no entanto, os cineastas mudaram isso porque pensaram que Sally parecia bêbada enquanto caminhava. No entanto, é mostrado que Sally anda com mais rigidez do que os outros personagens;
- O personagem do Dr. Finklestein está listado apenas como “Cientista do Mal” nos créditos do elenco;
- Tim Burton e Danny Elfman experimentaram “diferenças criativas” durante as filmagens. Por esse motivo, Burton escolheu Howard Shoew para escrever a trilha sonora de Ed Wood (1994);
- A certa altura, Tim Burton considerou fazer deste um especial de TV em vez de um longa-metragem;
- O fato de o prefeito ter duas caras é uma brincadeira com o termo “político de duas caras”;
- Jack diz “O que é isso?” 18 vezes;
- Primeira trilha sonora de Danny Elfman para um filme de animação;
- Está disponível no catálogo da Disney+;
- Foi indicado ao Oscar de Efeitos Especiais, mas não teve chance contra Jurassic Park;
- Foi um sucesso de público e crítica: custou 18 milhões, faturou 87 nos EUA, 14 no mundo, totalizando, 101 milhões nas bilheterias mundiais. E tem a aprovação de 95% entre a crítica especializada.
Posts Relacionados:
12 curiosidades sobre Duro de Matar (1988)
21 Curiosidades sobre O Lobo de Wall Street (2013)
42 curiosidades sobre O Exorcista (1973)
Não esquece de seguir o Universo 42 nas redes sociais: