Google I/O 2014 | Novidades e o futuro

Se você cresceu durante a década passada, com certeza o Google faz parte da sua vida de uma maneira as vezes imperceptível. Começou com uma busca de imagens para um trabalho da escola, depois virou a pesquisa da escola, depois virou seu e-mail, sua agenda, seu editor de textos, seu pen drive e por fim seu celular (ou não, vai que você usa Apple). Mas a Google, insaciável, quer mais.

Nos dias 25 e 26 do mês passado, a Google fez o seu evento anual para desenvolvedores, mas que na real mesmo é um grande evento para apresentar novidades incríveis que a companhia tem preparado pro mundo: o Google I/O. Esse ano, a expectativa como sempre era alta para diversas novidades sinistras, e a Google não fez feio.

Pra começar, a empresa apresentou a nova versão do Android, batizada de apenas de  “L” por enquanto. Essa versão muda MUITA coisa, principalmente o design do que estamos acostumados a ver hoje em dia no celular. Mas falando sobre o design, a Google está reinventando todo o design do seu portfólio de produtos, e está chamando esse projeto de Material Design. Eu não entendo nada de design, mas acredito que essa padronização em todas as plataformas vai deixar os produtos google cada vez mais bonitos e funcionais, uma das coisas que ela vem aprendendo com as concorrentes (abraço aí, Microsoft e Apple!). Se quiser conferir mais sobre o Material Design e como será a cara da Google nos próximos anos, dá uma olhada aqui: http://www.google.com/design/

A cara do Android L, apresentado no evento

A cara (a direita, ok?) do Android L, apresentado no evento

Voltando ao Android L, a versão que foi liberada é um developer preview, ou seja, uma versão beta para testes, ainda não finalizado e provavelmente com alguns erros irritantes (ou não). Está disponível para o Nexus 5 e Nexus 7 2013. Eu, que tenho um Moto X, e o resto da humanidade só iremos receber a versão final em meados de outubro deste ano. Vamos aguardar!

Primeiro Android Wear, o LG G Watch

Primeiro Android Wear, o LG G Watch

Mas pra mim a novidade mais incrível foi o relógio com Android, batizado de Android Wear. Essa máquina no seu pulso se comunica com seu celular e funciona como uma central de notificações, te avisando sobre mensagens, compromissos, trânsito, clima e até mesmo mostra as horas ! UAU! Uma parada super bacana é que uma vez com o Android Wear no pulso, você não precisa mais desbloquear o telefone: o celular identifica que você está com o Android Wear no pulso e libera o acesso (meliantes, não leiam isso!). O Android Wear já está a venda nos EUA ! Então se for pra lá, traz um pra mim, por favor (sério, eu pago).

Houveram outras paradas ótimas também, como o Android One, uma investida da Google nos celulares de entrada (os “baratinhos”), para aumentar a qualidade desses produtos (Galaxy Y não rola), o Android Auto que é basicamente um Android rodando em um carro, bem mais inteligentes que os sistemas que temos atualmente nos carros atuais, e o Android TV, que é o ecossistema de filmes, músicas, séries e aplicativos disponíveis na Google Play para a sua TV. Tiveram novidades também no Chromecast, finalmente agora é possível espelhar a tela do Android para a TV (é, não podia) e também agora da pra compartilhar vídeos, links, fotos direto pra sua TV mesmo que você não esteja na mesma rede do Chromecast (prevejo muita zueira com essa funcionalidade).

Android Auto: a ideia era por um carro no palco, mas não deu

Android Auto: a ideia era por um carro no palco, mas não deu

Eu pelo menos estou bem ansioso pra essas novidades no meu dia a dia. Se juntar tudo isso mais o Google Glass (será que dá pra ver o KI da pessoa? Dragon Ball feelings…), dá pra se sentir quase um ciborgue, né? A Google vem levando a tecnologia a um ponto que ela se torna literalmente parte de você, com essas novidades sendo até algo tátil, que quase faz parte do seu corpo. Então esse ano, além de fazer parte imperceptivelmente de tudo o que disse lá no início, a Google quer se tornar a sua TV, o seu carro, seu relógio (ou seria o seu tempo?) e o seu óculos (ou seria o seu olhar?). O que mais falta para a Google dominar nos próximos anos?

 

im watching you...

im watching you…

Nerd: Universo 42

O projeto e a paixão de uma equipe de Nerds que gosta tanto de suas esquisitices que não consegue se conter. Afie sua espada, prepare seu golpe poderoso, pegue seus power converters e embarque nesta estrada, porque, meus amigos, “it´s gonna be Legen… wait for it… DARY! LEGENDARY!” - SO SAY WE ALL.

Share This Post On